Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Menu de Tópicos

TÓPICO INTRODUTÓRIO

 

O Tópico Introdutório pretende refletir sobre o uso das TDIC no ensino de Biologia. Nesse tópico, você será convidado, através de imagens, vídeos e textos, a refletir sobre a inserção das TDIC no contexto escolar atual. Durante a leitura do tópico, você vai perceber que o que acontece na escola sempre foi apoiado por tecnologias: as práticas pedagógicas, com aulas expositivas e práticas, exercícios, leituras, pesquisas e avaliações, precisam do suporte de tecnologias já tradicionais, como cadernos, livros, lápis, canetas, papéis, mesas, carteiras, boletins. Assim, o uso da tecnologia é algo inseparável da educação, não sendo exclusivo de nossa época.

 

TÓPICO I - O Lugar da Vida

 

No Tópico O Lugar da Vida, pretendemos explorar, através das TDIC, o ensino de Ecologia. Como você já sabe, a Ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente. Nesse sentido, o tópico busca fazer com que você reflita sobre como as tecnologias podem ser utilizadas para explorar o ensino dessas relações. Para ilustrar esse aspecto vamos refletir sobre o uso de jogos digitais, as distinções entre busca e pesquisa, e a WebQuest. O tópico inicia com uma WebQuest, a qual se caracteriza como uma metodologia de pesquisa orientada para a utilização da internet na educação, usando recursos que possibilitam aos(às) educandos(as) o acesso a dados e informações. Outro ponto discutido nesse tópico é a diferença entre buscar e pesquisar, pois acreditamos que compreender as diferenças entre as atividades de pesquisa e de busca é importante para o planejamento didático das práticas pedagógicas. Os jogos digitais, também discutidos nesse tópico, possibilitam o desenvolvimento de habilidades e ajudam no desenvolvimento dos(as) estudantes. Esses são ambientes de aprendizagem atraentes e lúdicos, constituindo-se como recursos poderosos de estímulo para o desenvolvimento integral do aluno.

 

TÓPICO II - A Narrativa da Vida

 

No Tópico A Narrativa da Vida, pretendemos explorar, através das TDIC, o ensino de Evolução, o qual é compreendido como um eixo integrador de conteúdos da Biologia.  Ao longo desse tópico, vamos discutir sobre a narrativa e suas contribuições no ensino de Biologia. As narrativas sempre fizeram parte da história humana, e, com as possibilidades advindas das TDIC, ampliaram-se as possibilidades de usar as mesmas no contexto escolar. A utilização da Wikipedia também é discutida nesse tópico, aqui, esse ambiente virtual é entendido como muito mais do que uma fonte de pesquisa, ele é visto também como um ambiente importante de autoria coletiva. 

 

TÓPICO III - A Química da Vida

 

No Tópico A Química da Vida, pretendemos explorar, através das TDIC, o ensino de Bioquímica. Nesse tópico, vamos refletir a respeito do uso de objetos de aprendizagem, de mapas conceituais e de entrevistas no ensino de Bioquímica. O uso de entrevistas, abordado no início do tópico, é uma das formas de realizar investigação/pesquisa, e de obter informações que podem ser utilizadas para construir conhecimento. Os objetos de aprendizagem (OA), também discutidos nesse tópico, são vistos como uma interessante possibilidade de (re)construção do conhecimento e de exercício da autonomia na aprendizagem dos(as) alunos(as). No entanto, antes de implementar esses OA no ensino de Biologia é necessário que se faça uma avaliação da ferramenta, procedimento discutido nesse tópico. Outro foco de discussão desse tópico são os mapas conceituais, a utilização desse tipo de recurso é importante para que o aluno organize seu pensamento lógico, percebendo seus equívocos e suas dificuldades com o conteúdo.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página