Sugestão de Atividade 2.1: Narrativa Digital

Nesta atividade, convidamos você a contar uma história através de um pequeno filme, elaborando uma narrativa digital sobre o tema "Evolução Biológica". Para facilitar seu trabalho, dividimos a atividade em algumas etapas, descritas a seguir.

Etapa 1

Procure definir o assunto que você irá tratar na narrativa digital. Você poderá eleger o assunto que considerar mais interessante, desde que ele esteja vinculado ao tema proposto.

Lembre-se de que a Evolução é um eixo integrador do currículo de Biologia, assim, recomendamos escolher um tema que esteja sendo atualmente trabalhando em sala de aula.  Você poderá contar a história das teorias sobre origem e evolução da vida na Terra, por exemplo, ou narrar “a ascensão e a queda do império dos dinossauros”. Seja criativo(a)!

Etapa 2

Definido o tema, você poderá escrever um roteiro para sua narrativa digital. Pense nos(as) personagens e numa maneira criativa de contar sua história e mostrar suas ideias.

Etapa 3

Tendo como base o roteiro que você elaborou na Etapa 2, busque imagens na internet que possam ilustrá-lo.

Do mesmo modo, será preciso escolher uma música(s) para a trilha sonora do seu filme. Há diversos sites que disponibilizam música gratuitamente.

Procure selecionar os elementos (visuais e o áudio) que realmente possam contribuir para dar sentido ao seu material, que estejam mais adequados e se encaixem melhor na história que você quer contar.

Etapa 4

Selecionadas as imagens e a(s) música(s) da trilha sonora, chegou a hora de confeccionar o vídeo. Para isso, você poderá utilizar um editor, como o Movie Maker, que você pode baixar gratuitamente e instalar no seu computador, se ainda não possui. Caso você tenha dúvidas quanto a utilização desta ferramenta, não hesite em fazer pesquisas na internet em busca de tutoriais que ensinem como manuseá-la!

Nesta etapa, você poderá fazer um remix, colecionando materiais elaborados por terceiros – imagem e som – e dando a eles uma organização original, para contar a sua narrativa

Etapa 5

Quando o vídeo estiver finalizado, sugerimos carregá-lo no YouTube. O link gerado com a publicação poderá ser compartilhado com seus(suas) colegas de formação no local indicado pelo(a) formador(a).

Etapa 6

Agora, que tal visitar os vídeos produzidos pelos(as) colegas! Sugerimos comentar ao menos dois deles, de forma que vocês possam trocar experiências.

Vamos lá?!

Instruções para Envio do Vídeo

Para enviar o vídeo para o YouTube de um computador, siga as etapas abaixo:

1. acesse ao site do YouTube e faça login;
  2. clique no botão "Carregar" na parte superior da página. Antes de enviar, você deve escolher as configurações de privacidade do vídeo;
  3. selecione o vídeo que você deseja enviar de seu computador;
  4. clique em "Publicar" para concluir o envio de um vídeo público ao YouTube. Se definir a configuração de privacidade como "Privado" ou "Não Listado", clique em "Concluído" para finalizar o envio ou em "Compartilhar" para compartilhar seu vídeo com os(as) colegas de formação. Se você não clicar em "Publicar", seu vídeo não poderá ser visto por outras pessoas.