Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - A Narrativa da Vida


Seja bem-vindo(a) ao Tópico II do Núcleo de Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e TDIC, intitulado A Narrativa da Vida. Ao longo deste tópico iremos articular as tecnologias digitais comunicação ao ensino de Evolução. O ensino de Evolução é considerado um tema polêmico, principalmente por ser base para a explicação de fenômenos da vida.

No entanto, esse tema, assim como a Ecologia trabalhada no tópico anterior,  é um eixo integrador de conteúdos de Biologia. Assim, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) salientam que o tema "origem e evolução da vida" seja tratado ao longo de todos os conteúdos de Biologia, não representando sua diluição, e sim a sua articulação com outras áreas. Nesse sentido, os conteúdos de Biologia devem ser abordados sob um enfoque ecológico-evolutivo.

Conforme relatam Meyer e El-Hani (2005, p. 10), “não é apropriado tratar a evolução como somente mais um conteúdo a ser ensinado, lado a lado com quaisquer outros conteúdos abordados nas salas de aula de Biologia, na medida em que as ideias evolutivas têm um papel central, organizador do pensamento biológico” .

Ao longo deste tópico, vamos discutir sobre a narrativa e suas contribuições para o ensino de Biologia, por meio do uso de duas ferramentas: a Wikipedia e o Pearltrees. Você já ouviu falar do Pearltress? É uma interface da web 2.0 que possibilita recolher, organizar e partilhar informações na rede, apresentando para isso um mapa na forma de uma árvore. Como essas informações são ideias valiosas, são entendidas como pérolas: árvore de pérolas, Pealtrees.

Bons estudos!


Ir para página anterior Ir para próxima página