Sugestão de Atividade 1.4: Utilizando o Jogo na Prática Pedagógica

O jogo Calangos  é uma simulação de um caso ecológico real, no ambiente das dunas da margem esquerda do rio São Francisco, que integram o bioma do Cerrado.

Captura de tela do jogo Calangos. (Fonte: Calangos, 2015)

No Calangos, o jogador controla um lagarto de uma das três espécies de lacertídeos endêmicas da região: o Cnemidophorus sp., da família Teiidae, e o Eurolophosaurus divaricatus e o Tropidurus psammonastes, ambos da família Tropiduridae.

O propósito do jogo não é abordar diretamente conteúdos de Ecologia, e sim oferecer uma experiência na qual os(as) estudantes mobilizem saberes para resolver uma situação-problema.

Vale a pena uma visita ao site do projeto. Lá, você encontrará outras informações sobre o jogo, incluindo seus aspectos educacionais.

Para realizar essa atividade, sugerimos que inicialmente você baixe o jogo Calangos. Observe que há versões para Android, Linux e Windows.

Etapa 1

Propomos, nessa atividade, a elaboração de um planejamento para a utilização do jogo Calangos com os(as) seus(suas) alunos(as). Esse planejamento pode ser para uma, duas ou três aulas, ficando a seu critério fazer essa escolha.

É importante que antes de elaborar o roteiro para a aula, você perceba que o jogo dialoga com diferentes assuntos dentro da Ecologia e pode ser utilizado para trabalhar conhecimentos de outras áreas de estudo da Biologia, como a  Zoologia.

Recomendamos que esse plano de aula contemple algumas informações:

• a turma ou série em que será aplicado o plano de ensino;
  • objetivos da aula;
  • os conteúdos;
  • a estratégia;
  • os critérios de avaliação;
  • as referências do material utilizado.

Você poderá optar por fazer o plano de aula em texto corrido ou em formato de tabela, desde que utilize os itens apresentados anteriormente. O planejamento da aula poderá ser publicado no local indicado pelo(a) formador(a) do curso.

Etapa 2

Agora, que tal executar o plano de aula com a turma selecionada. Durante a execução, procure observar e registrar o máximo de informações possíveis sobre como os(as) alunos(as) interagem com o jogo,  quais as dificuldades encontradas e os aspectos dessa estratégia que facilitaram o desempenho deles(as). Você pode tomar nota também dos recursos do jogo que foram mais atrativos aos(às) alunos(as). Tal registro é importante porque essas informações serão retomadas na próxima etapa da atividade!

Etapa 3

Nesta última etapa convidamos você a elaborar um relato da aula desenvolvida. Procure descrever como tudo aconteceu, o que você pôde observar referente à motivação e à participação dos(as) alunos(as) no decorrer das atividades, quais as dificuldades apresentadas com a utilização do jogo ou dos computadores e quais os possíveis ganhos com a utilização desse recurso. Sugerimos que você relate, também, se faria alguma alteração em seu planejamento, especificando, em caso positivo, qual seria a alteração. Enfim, você pode acrescentar outras informações que considerar relevante para deixar esse registro o mais completo possível. Poste o seu relato finalizado no espaço indicado pelo(a) formador(a).