Tópico I - O Lugar da Vida

Olá, cursista!

Seja bem-vindo(a) ao Tópico I do Núcleo de Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e TDIC: O Lugar da Vida. Neste tópico iremos discutir alguns aspectos das TDIC relacionando-os com a Ecologia.

Como professor(a) de Biologia, já você deve ter percebido que a Ecologia é multidisciplinar e dialoga com a Genética, a Fisiologia, a Zoologia, a Botânica, a Sociologia, a Pedologia, a Química, a Física, a Taxonomia… Um(a) pesquisador(a) ao tentar compreender as interações entre um organismo e o meio ambiente acaba tendo que se utilizar de conhecimentos de áreas diversas, como Fisiologia, evolução e comportamento animal, por exemplo.

Dessa forma, muitas vezes é difícil delimitar, no currículo de Biologia, a fronteira da Ecologia com qualquer uma dessas ciências e essa delimitação não deve ser o seu objetivo como professor(a), pois a Biologia deve ser compreendida por você e seus(suas) alunos(as) de forma integrada. Essa integração de conceitos de diferentes áreas dentro da Biologia faz com que a Ecologia seja compreendida pelos(as) estudantes como um corpo conceitual coerente.

Neste tópico, você será convidado(a) a refletir como as tecnologias que são utilizadas no ensino de Ecologia podem auxiliar na compreensão desse importante tópico do ensino da Biologia. Para ilustrar esse aspecto vamos refletir sobre o uso de jogos digitais, pesquisa e WebQuest.

Vamos começar?