Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico Introdutório

Introdução

Os objetos de estudo na Biologia são diversos e complexos, o que não significa que sejam inabordáveis ou incompreensíveis para o contexto escolar. Essa complexidade exige que se reconheça e se caracterize as diferentes variáveis que interferem nesses objetos de estudo. Assim, devemos sempre olhar a Biologia sob uma multiplicidade de olhares, vislumbrando as relações entre suas áreas e também entre a Biologia e as diferentes ciências. Da mesma forma, você deve ensinar seus(suas) alunos(as) a lançar esse olhar sobre a Biologia. Esse é um dos seus desafios como professor(a) de Biologia. Essa formação, proporcionada pelo estudo da Biologia, contribui para que seu(sua) aluno(a) seja "capaz de compreender e aprofundar as explicações atualizadas de processos e de conceitos biológicos, a importância da ciência e da tecnologia na vida moderna, enfim, o interesse pelo mundo dos seres vivos" (KRASILCHIK, 2004, p. 11).

O ensino de Biologia deve privilegiar uma dinâmica que enfatize a vivência do método científico e a aquisição de conhecimentos de forma crítica, compreendendo-os como algo em constante transformação. Isso porque, ao longo do desenvolvimento da tecnologia, novos conhecimentos vão sendo agregados à Biologia. Com a microscopia eletrônica, por exemplo, pôde-se conhecer os vírus e os príons. Com o refinamento das técnicas de diagnóstico, o corpo humano passou a ser vasculhado por diversas tecnologias em busca de doenças, e foi possível o conhecimento mais preciso sobre o mecanismo de ação dos hormônios, bem como a produção de novas drogas para o controle das mais diversas doenças. A microinformática revolucionou a precisão dos métodos de diagnóstico e de tratamento de muitas doenças. E poderíamos citar ainda outros exemplos.

Ao longo deste núcleo, você será convidado(a) a refletir sobre a interface: TDIC e ensino de Biologia. Para facilitar nossos trabalhos dividimos este núcleo em quatro tópicos. O  Tópico Introdutório irá abordar a incorporação curricular das tecnologias na Biologia. O Tópico O Lugar da Vida irá trabalhar as questões do ensino de Ecologia e suas relações com as TDIC. O Tópico A Narrativa da Vida irá abordar o ensino de Evolução e como as tecnologias poderão contribuir nesse processo. O Tópico A Química da Vida discutirá questões do ensino de Bioquímica que podem ser potencializadas com o uso das TDIC.

Vamos começar nossos trabalhos?


Ir para página anterior Ir para próxima página