Tópico III - A Química da Vida (Bioquímica)

Sugestão de Atividade 3.2: Objetos de Aprendizagem

Parte 1

Nessa primeira parte da atividade, propomos que você avalie dois objetos de aprendizagem de Bioquímica que estão em repositórios do MEC.

1. As lipoproteínas

2. A importância do colesterol

Acessar

Inicialmente, convidamos você a acessar esses dois OA que indicamos e navegar por eles. Na primeira etapa dessa atividade, propomos realizar uma análise crítica dos dois OA, tendo como referência você, seus(suas) alunos(as) e os recursos de informática da sua escola. É importante basear sua análise nos critérios apresentados no texto trabalhado anteriormente. A análise finalizada poderá ser compartilhá-la com seus colegas no local indicado pelo(a) formador(a) do curso. Procure aproveitar este espaço para debater sobre as possibilidades do uso de objetos de aprendizagem.

Feito isso, recomendamos elaborar uma conclusão, na forma de texto, e registrá-la no seu Diário de Formação.

Parte 2

Na segunda parte da atividade, convidamos você a conhecer a simulação Comer & Exercitar-se, do PhET.  Assim, ao conhecê-la, você será capaz de elaborar um planejamento de aula em que ela esteja inserida.

Acessar

Assim, convidamos você a acessar ao site do Physics Education Technology (PhET) e fazer o download da simulação Comer & Exercitar-se. Para isso, você precisará clicar em “Copiar” ou “Use já!”. Talvez seja necessário atualizar o Java para que a instalação da simulação aconteça com sucesso.

Essa simulação permite criar um regime com dieta e exercício, estimar o número de calorias necessárias para a sobrevivência básica do corpo humano, relacionar as necessidades básicas do corpo humano com a idade do indivíduo etc. Mas recomendamos utilizá-la para que você possa conhecer suas possibilidades e potencialidades mais profundamente. Por isso, caso você encontre alguma dificuldade, elaboramos algumas considerações  sobre ela que podem ser úteis.

Feito isso, propomos que você elabore um planejamento para a utilização da simulação Comer & Exercitar-se com os seus alunos e suas alunas. Esse planejamento pode ser para uma, duas ou três aulas, ficando a seu critério fazer essa escolha. É importante que você indique nesse plano de aula a turma ou a série em que será aplicado, os objetivos da aula, os conteúdos trabalhados, a estratégia, os critérios de avaliação e a bibliografia utilizada. Você poderá optar por fazer o plano de aula em texto corrido ou em formato de tabela, desde que utilize os itens apresentados anteriormente.

Procure seu(sua) professor(a) formador(a) para saber mais detalhes sobre o local de publicação. Caso seja possível, tente colocar em prática com seus(suas) alunos(as).