Narrativa Digital

A proposta da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com os recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação. Essas narrativas são elaboradas a partir da perspectiva de linguagens múltiplas e utilizam recursos multimídia (texto, fotografia, vídeo, áudio). A narração pode ser construída por meio de compilações de materiais disponíveis na rede ou totalmente elaborados pelo(a) contador(a) de histórias. Prontas, as narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos.

Se na narrativa tradicional a forma de comunicação é geralmente apenas a fala do(a) contador(a) de histórias, as histórias digitais são contadas por meio de linguagens digitais, criadas em computador e disponibilizadas na internet.

As histórias digitais podem variar em tamanho, demorando geralmente entre 2 e 10 minutos. Nesse espaço de tempo, consideramos o chamado ciclo de atenção infantil, que, segundo alguns pesquisadores, para os adultos é de 15 a 20 minutos e para as crianças, hoje em dia, parece ser menor, particularmente quando se trata de meios de aprendizagem visuais ou orais. Há quem diga que, atualmente, o ciclo de atenção das crianças duraria apenas 8 minutos, as grandes responsáveis por isso seriam a televisão e a internet.

Quando uma narrativa digital é aplicada à educação, é essencial que seja sempre algo significativo para o(a) aluno(a).

Apesar de seu atual destaque, a narrativa digital não é uma prática nova. Um dos pioneiros nessa, podemos dizer, arte é Joe Lambert, cofundador do Center for Digital Storytelling (CDS), organização sem fins lucrativos, hoje localizada em Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos.

No início de seu livro Digital Storytelling: capturing lives, creating commitment (2013), Joe Lambert coloca uma questão básica: “por que contar histórias?”

E ele mesmo responde à questão que formula:

histórias são o que o homem faz
para dar sentido ao mundo.

Lambert afirma que somos perpétuos contadores de histórias, revendo eventos na forma de cenas revividas, pepitas de contexto e caráter, ações que levam a realizações.

Não se trata apenas de professores e professoras lançando mão de recursos multimídia para contar histórias: precisamos pensar na situação de nossos(as) alunos(as) transformando-se em contadores(as) de histórias digitais. Eles e elas usarão o computador para, por meio de linguagens múltiplas, contar o que sabem e o que aprenderam.

Exemplos bastante interessantes de como contar histórias utilizando tecnologias digitais e em pouco tempo, você encontrou nos vídeos a que assistiu no início desse tópico, dois deles com mesmo título, Our story in two minutes, e  a abertura do sitcom, apresentado no canal Warner, The Big Bang Theory.