Tópico III - A Química da Vida (Bioquímica)

Hábitos Alimentares

Quando falamos em A Química da Vida, provavelmente você deve pensar nas inúmeras reações químicas que estão acontecendo em seu organismo neste exato momento.

O processo de digestão dos alimentos, por exemplo, envolve etapas mecânicas e etapas bioquímicas, como você bem sabe. Isto é, todo o processo metabólico envolve uma série de reações químicas que ocorrem em nossas células. Para ilustrar, há diversos vídeos disponíveis no YouTube que mostram como a digestão ocorre  nos diferentes organismos vivos. Além disso há alguns sites, como o PlanetaBio, que apresentam interessante material interativo sobre os mais diversos tópicos da Biologia, bem como sobre o sistema digestório. Outro recurso interessante  é um livro aplicativo com recursos 3D desenvolvido pelo EvoBooks que, embora seja um recurso pago, está sendo utilizado por algumas escolas e, inclusive, foi adotado pela Secretaria do Estado de Educação do Amazonas.

Os alimentos são um bom tema a ser abordado quando se estuda Bioquímica, uma vez que permite escapar um pouco do estudo de fórmulas e de reações químicas que, para muitos(as) alunos e alunas, parece pouco estimulante. Esse tema acaba facilitando uma aprendizagem em contexto real de vida.

Os hábitos alimentares saudáveis são importantes, não apenas por uma questão de saúde.

Um culto ao corpo, que vigora na sociedade contemporânea, influenciado pela indústria da moda, tem o seu peso nessa história. Já não basta estar bem, é preciso ter um corpo que se molde aos padrões hoje estabelecidos como ideais. O tempo em que ser gordo(a) era estar dentro do padrão de beleza, porque era sinal de indivíduo saudável, passou; isso foi na Idade Média. Hoje, evidencia-se, em muitas pessoas, uma obsessão contra o excesso de peso. Independentemente disso, a obesidade é vista como um sério problema de saúde e chega a ser fator preocupante em alguns países, como os Estados Unidos da América, pelo seu elevado índice de ocorrência na população.

Os alimentos e as bebidas embalados, que compramos nos supermercados ou na quitanda ali da esquina, trazem rótulos com informações nutricionais que devem ser lidas e, mais importante ainda, compreendidas. A rotulagem, obrigatória por norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vinculada ao Ministério da Saúde, está regulamentada no Brasil desde 2001 e faz parte das estratégias para a redução do risco de doenças crônicas. Por diversas razões, a população brasileira tem carências nutricionais, que levaram o Ministério da Saúde a elaborar outra medida preventiva: os cadernos de atenção básica, nos quais se chama a atenção para ações que visam reduzir as deficiências de micronutrientes na população brasileira.

A questão dos distúrbios alimentares inspirou um projeto que a professora Alessandra Marinho desenvolveu com seus(suas)  alunos(as). Vamos conhecer esse projeto?

Biologia: distúrbios alimentares (2014)