Tópico III - A Química da Vida (Bioquímica)

Sugestão de Atividade 3.1: O Uso de Entrevistas

Ler e interpretar informações de gráficos e tabelas são habilidades importantes que a escola deve estimular. Quando abordamos o tema "alimentação", existem várias atividades que podem ser desenvolvidas com os(as) alunos(as) para desenvolver competências relacionadas a essas habilidades. Nessas atividades, é possível usar, dentre outras coisas, as informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos.

Pensando nisso, propomos, agora, realizar uma pesquisa utilizando dados coletados a partir da observação dos hábitos alimentares das pessoas que estão no seu entorno, na escola, na vizinhança. Para essa tarefa de pesquisa recomendamos, como metodologia de coleta de dados, a realização de entrevistas.

Antes de começar a atividade, seria interessante que você lesse o texto  O uso de entrevistas no ensino de Biologia, pois ele discute aspectos importantes que devem ser refletidos durante a realização de atividades de pesquisa que utilizam entrevistas como forma de coleta de dados.

Nesta atividade propomos, inicialmente, que você e seus(suas) colegas de formação procurem estabelecer, de forma colaborativa, os objetivos da pesquisa e o público alvo. Depois de ter essas questões definidas, vocês poderão elaborar um questionário sobre hábitos alimentares, sendo que suas perguntas devem estar relacionadas aos objetivos determinados anteriormente. Sugerimos que o questionário seja composto de no máximo 10 (dez) questões, devido às limitações do recurso a ser utilizado. Quando estiver concluído, o questionário poderá ser transposto para uma plataforma de questionários. Sugerimos utilizar o SurveyMonkey

Mas atenção! Ainda que você e seus(suas) colegas usem o mesmo grupo de perguntas e na mesma ordem, cada um(a) de vocês deverá criar um questionário individual no SurveyMonkey.

link do questionário pode ser enviado diretamente aos(às) possíveis respondentes por e-mail, postado no Facebook ou no Twitter ou, ainda, incorporado a um blog ou site da web. Desse modo, poderá ser respondido através de um computador, smartphone ou tablet. Mas atenção, cuide para que as pessoas que irão responder ao seu questionário façam, efetivamente, parte do seu público-alvo.

Baseando-se no prazo da atividade definido pelo(a) formador(a), aconselhamos definir o período para coleta dos dados, lembrando que há etapas além desta.

Encerrada essa fase de coleta de dados, você poderá analisar os dados coletados, buscando  uma apreensão de significados na fala dos sujeitos.  O uso de gráficos e tabelas geralmente facilita a análise dos dados, bem como sua comunicação. Por isso, sugerimos que você utilize um desses métodos para facilitar a análise dos dados coletados.

Recomendamos que você exponha os resultados da análise de dados em um infográfico on-line. Para a criação do infográfico, você poderá usar o Infogr.am, um site que permite a criação, gratuitamente, de gráficos dinâmicos, interativos. Os produtos dessa atividade deverão ser postados no local indicado pelo(a) formador(a).

Produtos

Como são várias as etapas dessa atividade, serão vários os produtos. O primeiro é o questionário elaborado colaborativamente. O segundo é o resultado da pesquisa no SurveyMonkey. E, caso você opte por expor os resultados de sua pesquisa em um infográfico, este será o terceiro produto.