Sugestão de Atividade 1.1: A Chuva Ácida sob Diferentes Perspectivas

A proposta desta atividade é que você, juntamente com outro(a) colega, analise a questão da chuva ácida sob o ponto de vista de um(a) político(a), um(a) professor(a) ou um(a) ambientalista, procurando indicar os efeitos da poluição atmosférica para o meio abiótico e os seres vivos e medidas que deveriam ser adotadas para reduzi-la. Ao final da tarefa, você poderá apresentar para toda a turma o que o(a) personagem – cujo papel você assumiu – poderia ou deveria fazer para ajudar a reduzir o problema da chuva ácida.

O Processo

Para que você possa concluir a tarefa, recomendamos seguir algumas etapas, que estão sequencialmente numeradas. Para otimizá-la, o processo foi dividido em dois blocos de atividades.

No primeiro momento, você precisará estar conectado à internet. No segundo bloco de atividades, a sua tarefa será executada ainda no ambiente informatizado, mas você não precisará estar conectado à rede mundial de computadores.

Bloco de Atividades 1

1. Procure organizar-se em dupla com um(a) colega.

2. Agora, vocês precisarão escolher um papel a ser desempenhado nessa atividade, uma vez que vocês devem analisar a chuva ácida de acordo com o ponto de vista e as preocupações desse(a) personagem. Vocês poderão escolher entre desempenhar o papel de um(a) político(a), um(a) professor(a) ou um(a) ambientalista. É fundamental que ocorra entre a dupla uma discussão sobre a escolha do papel a ser desempenhado. Observe que vocês estarão desempenhando um papel, como se fossem um(a) ator(atriz). Assim, a escolha não precisa estar baseada em afinidades de opiniões, vocês poderão escolher um papel que não condiz muito com seu jeito de ser ou de pensar.

A leitura dos perfis dos(as) personagens vai facilitar a escolha. Procure lê-los atentamente e, depois, discuta com seu(sua) colega sobre qual desses papéis vocês deverão assumir. Essa discussão e escolha são fundamentais para a continuidade dessa atividade.

Observe a seguir os diferentes perfis sugeridos.

Politico(a)

Você é uma pessoa pública. Como político(a), você está convencido que o desenvolvimento industrial é essencial para o país. Afinal de contas, indústrias geram empregos e o desenvolvimento do país depende disso. Um dos piores problemas de um país é exatamente o desemprego.
Mas você não é um(a) político(a) insensato(a), daqueles que acreditam em crescimento e desenvolvimento a qualquer custo.
Você se preocupa, sim, com a qualidade de vida na sua cidade e, é claro, com a qualidade de vida de seus(suas) eleitores(as).
Aliás, seus(suas) eleitores(as) são uma preocupação constante. Você está sempre lhes prestando contas sobre seus atos enquanto representante do povo.

Professor(a)

Você não é daqueles(as) professores(as)  que ficam apenas discursando sobre o que a escola precisa fazer para ser realmente útil aos(às) alunos(as) e não avança enquanto professor(a).

Na sua prática cotidiana, com seus(suas) educandos (as), você procura discutir questões que afetam diretamente a vida deles(as). A poluição é uma delas.

Você acredita que todos os(as) docentes, independentemente da disciplina com que trabalham, devem dar sua contribuição para a educação ambiental. Afinal de contas formar para a cidadania é também permitir que as crianças e os(as) adolescentes desenvolvam um sentimento de conservação da natureza, tornando-se agentes na busca da qualidade de vida.

Ambientalista

Você é um(a) amante da Natureza. Você acredita tanto na necessidade de conservar a Natureza que chegou a se filiar a um movimento denominado "Amantes da vida".

Você é fã do GreenPeace e adora ver na TV as demonstrações desse grupo na defesa de baleias e de outros animais, lutando contra os que poluem o nosso planeta.

Para você, a vida de todos, animais ou plantas, é uma razão de luta permanente.

Você acredita que o desenvolvimento econômico de um país não pode representar qualquer risco para a qualidade de vida na Terra.

3. Depois de definir o(a) personagem, vocês poderão buscar mais informações para analisar a questão da chuva ácida de acordo com o ponto de vista dele(a). Optem por fontes e formatos diversos como: textos, vídeos, objetos de aprendizagem. Busquem transcrever as principais informações pesquisadas em um documento de texto.

Lembre-se: Quando você for gravar(salvar) o documento pela primeira vez, procure escolher um nome sugestivo que facilite a localização posterior do arquivo.