Tópico I - O Lugar da Vida

Bloco de Atividades 2

1. Inicialmente, é importante que vocês tenham em mãos as anotações feitas no bloco anterior, para facilitar a continuidade do trabalho. Vocês podem optar entre imprimi-las ou arquivá-las num dispositivo que facilite a leitura, como o celular, o tablet ou mesmo o computador.

2. Com as anotações em mãos, convidamos vocês a elaborar um texto de opinião sobre a chuva ácida, o qual deverá ter sido supostamente escrito pelo(a) personagem escolhido por vocês. Antes de começar a escrever esse texto, recomendamos escolher um nome para o(a) personagem. Este nome pode ser provisório até que um nome definitivo lhes venha à mente.
Esse texto deve ter o números de páginas indicadas pelo (a) formador (a) e sugerimos iniciar com uma apresentação do(a) personagem, evidenciando seu perfil e sua identificação com o tema: "chuva ácida".

Ao longo do texto, vocês poderão apresentar informações pertinentes ao assunto, defendendo os pontos de vista do(a) personagem, bem como afirmando claramente sua opinião frente ao tema. Lembre-se de apresentar um conjunto de razões para sustentar a posição do(a) personagem. Recomendamos que no final do texto seja feito um resumo da argumentação e a apresentação da forma como o(a) personagem pode contribuir para minimizar os efeitos da chuva ácida.

3. Por fim, você e seu(sua) colega poderão elaborar, em um editor de apresentações, uma breve exposição das razões e ações que sustentam a posição do(a) seu(sua) personagem frente ao problema da chuva ácida. Vocês podem utilizar os recursos do editor de apresentação, além de imagens, para ilustrá-la. Os slides elaborados poderão ser apresentados aos(às) colegas e publicados, juntamente com o texto elaborado nessa atividade, no local indicado pelo (a) formador (a).

A avaliação dessa segunda parte será feita a partir da sua participação na atividade e do produto final que você deverá elaborar no cumprimento da tarefa. Portanto, a avaliação da apresentação levará em conta a consistência da sua argumentação e as idéias apresentadas aos(às) colegas. Criatividade e originalidade terão peso durante a avaliação. Será considerada também a qualidade da apresentação verbal que você fará para seus(suas) colegas, levando-se em conta fluência, clareza e demonstração de domínio do tema.

A qualidade gráfica dos slides e a adequação da sequência da apresentação também serão levadas em conta na avaliação, embora não sejam os pontos mais importantes.