Sugestões de atividades

Momento 1 (4 horas)

  1. Retomada do encontro anterior.
  2. Leitura para deleite: Tudo por causa do pum? (Maíra Suertegaray).
  3. Leitura da seção “Iniciando a conversa”.
  4. Leitura e discussão em pequenos grupos do texto 1 da Seção Aprofundando (“Alfabetização Científica: um direito de Aprendizagem”) para refletir sobre os objetivos da Alfabetização Científica no Ciclo de Alfabetização. Os grupos devem relatar como foi o Ensino de Ciências que tiveram na escola e quais as mudanças propostas pelos autores.
  5. O texto 6 da Seção Aprofundando (“Plugados no Ensino de Ciências”), traz importantes contribuições para a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Ciências. Leia o texto com seu grupo e troquem experiências sobre a incorporação dessas tecnologias nas salas de aula, procurando escolher algum site, vídeo ou experimento online para realizar com seus alunos. A Seção Para Aprender Mais pode ajudar.

Momento 2 (4 horas)

  1. Leitura para deleite: Matar Sapo dá Azar? (Hardy Guedes)
  2. Em pequenos grupos e posteriormente com o grupo todo, realizar uma rodada de discussão sobre experiências que tenham realizado com seus alunos. Todas as ideias deverão ser escritas na forma de tópicos para servir de comparação com o texto que será lido no próximo item.
  3. Realizar a leitura do texto 3 da Seção Aprofundando ( “Práticas Investigativas no Ensino de Ciências”) e promover um debate sobre a descrição das experiências da autora com aquelas levantadas na discussão anterior.
  4. Crie uma experiência científica para ser realizada com seus alunos. A Seção Para Aprender Mais pode ajudar. Não esqueça que conforme exposto no texto “Atividades investigativas no Ensino de Ciências”, para realizar um experimento científico pode-se partir de um questionamento ou de uma pergunta norteadora, que possibilite reflexões sobre temáticas de interesse dos alunos.
    Procure planejar a experiência considerando os tópicos a seguir:
    a) Título da experiência
    b) Questionamento
    c) Hipóteses levantadas
    d) Materiais a serem utilizados
    e) Descrição da realização do experimento
    f) Resultados obtidos
    g) Algumas precauções
    h) Explicação científica para tal acontecimento. Se possível consultar textos científicos.
    i) Representação da experiência através de desenhos.
    j) Tecnologias utilizadas

  5. Realizar a leitura do texto 3 da Seção Aprofundando (“Somos Todos Iguais? E o que isso tem a ver com Ciências?”). A seguir refletir sobre a sugestão de atividade apresentada abaixo a ser feita com os alunos e pensar sobre possíveis desdobramentos para a sua sala de aula.

    Ciclo de Alfabetização

    Objetivo – Nesta atividade o objetivo é reconhecer os colegas de sala ou classe escolar por meio da voz, é uma atividade que também deve dirigir-se à leitura. Os alunos devem ser estimulados a ler em voz alta e a ouvir a leitura de seus colegas associando a característica de cada voz ao respectivo leitor.

    Fechamento/Conclusão – As vozes dos alunos podem ser parecidas, mas, é bom saber que cada voz é única, e até gêmeos idênticos possuem a voz diferente, assim, a finalidade da atividade é demonstrar aos alunos que cada corpo é único e que cada corpo tem características próprias e diferentes. A voz é uma delas, assim como as impressões digitais e mesmo o delineamento do rosto. A voz também é uma característica utilizada para a identificação pessoal em questões relacionadas à segurança ou para auferir autenticidade nas situações que necessitam associar a voz como pertencente ou não à determinada pessoa. Esta atividade é mais uma que se dirige à compreensão da diversidade humana e à necessidade de se conviver e respeitar as diferenças.

    Observações – Para melhor compreensão da atividade o professor pode acessar este link: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-faz-uma-pessoater-voz-diferente-de-outra> . e saber mais sobre as razões das diferenças entre as vozes.

    Usando recursos da tecnologia, a atividade pode ser realizada gravando as vozes dos alunos e as reproduzindo para que os demais adivinhem de quem são.

    Alunos surdos podem participar da atividade normalmente, auxiliando o professor na escolha dos colegas ou da atividade propriamente dita, produzindo sons com o corpo (batendo palmas, estalando os dedos...) ao invés de “falar”.

  6. No texto 1 da Seção Aprofundando (“Alfabetização Científica: um direito de Aprendizagem”), os autores destacam a possibilidade de se fazer uma pesquisa com os alunos para discutir alguns saberes populares. Já o livro as “Princesas também soltam Pum”, traz, de forma divertida algumas características do método científico. Planeje uma sequência didática, com o uso do livro, cujo tema seja “Saberes Populares”. Essa sequência está indicada como tarefa de escola e portanto deve ser adaptada aos seus alunos.

Tarefas para Casa e Escola

  1. Pesquisar obras no Acervo Complementar que contemplem conhecimentos na área de Ciências Naturais. Após a leitura, planejar ações curriculares baseadas nos pressupostos apresentados no caderno.
  2. Aplicar a sequência didática em sua sala de aula que foi construída em grupo nos momentos de formação. Registre suas impressões para a socialização no próximo encontro.
  3. Ler o texto “Prática Docente no Ensino de Ciências Naturais” da Seção Aprofundando. Nesse texto, a autora enfatiza a importância dos espaços nãoformais para o trabalho com a Alfabetização Científica. Faça uma lista de espaços não-formais possíveis para levar seus alunos e que tipo de trabalho seria possível nesses locais.
  4. Ler a Seção “Compartilhando” desse caderno refletindo sobre as experiências realizadas.
  5. Ler o texto “A Ciência no Universo das Leituras” da Seção Aprofundando. Nesse texto, a autora enfatiza a importância da utilização de diferentes recursos para o trabalho com a Alfabetização Científica. Assista aos vídeos e visite os sites indicados nesse caderno para ampliar o repertório de possibilidades para a sua sala de aula.

 

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