Conectar (login): Um pouco sobre o muito da tecnologia
Quais tecnologias você utiliza para realizar as tarefas do seu seu dia a dia?
Quais tecnologias você utiliza em sua prática pedagógica?
Resolvemos iniciar esse texto com perguntas para provocarmos reflexões sobre o uso da tecnologia. Ao se responder a essas perguntas, é mais fácil enumerar tecnologias que apoiam as tarefas cotidianas do que decidir quais recursos utilizados nas práticas pedagógicas podem ser definidos como tecnologia. Isso acontece porque há uma discussão anterior: o que é tecnologia?
Tecnologia = techné + logus
A palavra tecnologia vem da junção do termo tecno, do grego techné, que é “saber fazer” e do termo logia, do grego logus, que é “razão”. Há tempos, estudiosos e pesquisadores debatem sobre as fronteiras entre a ciência e a tecnologia. Em uma visão clássica, a tecnologia pode ser definida como uma aplicação prática do conhecimento científico para a solução de um determinado problema. Porém, podemos dizer que essa visão clássica não contempla, na contemporaneidade, a relação entre ciência e tecnologia porque a tecnologia não pode ser entendida apenas como um produto da ciência, pois em muitas situações elas estão conectadas e essa conexão possibilita a evolução de ambas. Percebe-se, assim, uma constante ressignificação do conceito de tecnologia, em um movimento compatível com o “fazer ciência”.
Para exemplificar essa relação entre a ciência e a tecnologia, vamos lembrar da criação do telescópio e pensar sobre a seguinte questão: qual foi o papel desta tecnologia (o telescópio) para o desenvolvimento da Ciência? Estudando a história da Ciência, podemos ver como a utilização do telescópio em experimentos, como um aparato tecnológico, foi importante para que Galileu Galilei, no século XVII, ressiginificasse muitas das certezas da Ciência. Por muitos anos, a humanidade acreditou que a Terra era imóvel e que os outros astros giravam ao seu redor. Galileu foi um dos que propiciou evidências de que os planetas giravam em torno do Sol e não em torno da Terra. Esse é um dos exemplos que mostram como o desenvolvimento da tecnologia contribuiu para o avanço da Ciência. Por outro lado, a Ciência é também responsável pelo avanço da tecnologia. A edição de fevereiro de 2014 da revista Ciência Hoje divulgou notícia sobre o lançamento, previsto para 2024, de um supertelescópio espacial. Chamado de Plato (Planetary Transits and Oscillations of Stars), este aparato tecnológico – construído como um satélite formado por 34 telescópios e 136 câmeras acopladas – poderá vasculhar, segundo os cientistas, mais de um milhão de estrelas em busca de planetas gêmeos da Terra. A partir dessa atividade, será possível medir os tamanhos, as massas e, por consequência, as idades dos planetas e sóis encontrados, o que levará a comunidade científica, muito provavelmente, ao debate sobre as possibilidades desses “novos” sistemas solares serem parecidos com o sistema solar e, portanto, abrigarem vida. Serão novas informações sobre o espaço, acessíveis por meio de uma nova tecnologia.