Este relato apresenta atividades de alfabetização realizadas com uma turma de 14 alunos do 2º ano, do turno vespertino da Escola Rural Municipal Professor Waldomiro A. de Souza, localizada na zona rural da cidade de União da Vitória/PR. As atividades foram realizadas durante cerca de 5 meses, entre agosto e dezembro de 2013. O tema trabalhado, no contexto da Alfabetização Científica e do eixo estruturante Vida nos Ambientes, foi a vida das borboletas.
A ideia do trabalho surgiu com a percepção da dificuldade dos alunos, pois para se redigir um texto é necessário conhecer muito sobre o assunto que vai ser abordado. Sendo assim, a proposta foi aliar o trabalho com textos informativos com um tema que despertasse a curiosidade das crianças e possibilitasse variados encontros com a leitura para estudo e busca de informações. Para desenvolver as práticas que exercitassem a alfabetização nesse contexto, foi escolhido o tema “vida das borboletas”, algo bastante ligado à realidade dos alunos dessa escola.
Ler textos informativos, conhecer seus portadores e desenvolver estratégias para localizar informações sobre temas que se deseja conhecer são aspectos importantíssimos para a formação de um leitor. Pesquisar junto com as crianças tem como propósito desenvolver com elas, desde muito pequenas, o gosto pela leitura e a percepção de que essa leitura ajuda a saber mais sobre um assunto. O trabalho com os textos orais – nem sempre priorizado em sala de aula – também coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão em situações de comunicação real. É uma possibilidade de se trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além da cooperação e do reconhecimento às produções dos colegas.
O tema escolhido – a vida das borboletas – está relacionado com o dia a dia das crianças pelo fato de a escola estar inserida em uma comunidade da zona rural. O tema possibilitou também a discussão sobre a importância de trabalhar o respeito e o cuidado que todos devemos ter com o meio ambiente e com os seres vivos.
O trabalho, cujo tema central relacionou-se com as Ciências Naturais, mobilizou conhecimentos de Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes e Educação Física e teve explicitados os seguintes objetivos a serem alcançados com as crianças:
- Ler palavras, frases, textos e identificar a finalidade do texto;
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas e palavras que rimam;
- Desenvolver a capacidade de produzir textos escritos e orais com coerência e respeito ao gênero;
- Desenvolver a oralidade;
- Usar a escrita e o desenho como recursos para organização sistemática de uma história e socialização dos conhecimentos adquiridos (produção de textos, tendo o professor como mediador);
- Conhecer as etapas de transformação de uma lagarta em borboleta (metamorfose);
- Entender o papel das borboletas para o equilíbrio da natureza;
- Interessar-se pela colaboração para a preservação da fauna e compreender o seu papel nesse processo;
- Entender os procedimentos para a realização de uma pesquisa científica: trabalho em grupo, coleta, seleção e organização de dados, registro de conclusões, comunicação das informações;
- Desenvolver o interesse, a criatividade, a imaginação e a motivação;
- Perceber o valor do trabalho em grupo;
- Praticar a autonomia na participação das atividades em grupo;
- Refletir sobre o mundo a sua volta.