Diante da ciência, não devemos ostentar nem um ceticismo desconfiado, nem uma fé cega, e sim uma admiração profunda e uma confiança razoável. Gilles-Gaston Granger (1994, p. 114)
Introdução
No amplo cenário de contextos e atividades do dia a dia, vivemos em um mundo em que a ciência e as tecnologias estão fortemente presentes e, muitas vezes, são consideradas indispensáveis. Para uma parcela da população é possível acordar com o despertar do celular, fazer refeições com dietas sugeridas por nutricionistas, utilizar meios de transporte, realizar compras e operações financeiras pela internet, conectar-se com o mundo por e-mails ou redes sociais. Quando temos algum problema de saúde, aparelhos diagnosticam doenças, são prescritos remédios e próteses são utilizadas, incorporando tecnologias ao ser humano. Por outro lado, convivemos com diversos tipos de poluição, por exemplo, que muitas vezes trazem consequências desastrosas para a vida nos ambientes.
Por isso, a Alfabetização Científica é uma das prioridades do Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois pode contribuir para uma leitura e interpretação de mundo que favoreça posicionamentos e tomadas de decisão, de modo crítico e criativo, em questões que envolvam nós, os outros e o ambiente.
A expressão Alfabetização Científica é polissêmica, ou seja, é uma expressão que reúne vários significados. Assim, trabalharemos na perspectiva de alguns consensos em relação ao termo. Nesse sentido, a Alfabetização Científica será concebida como um processo que deve articular: domínio de vocabulário, simbolismos, fatos, conceitos, princípios e procedimentos da ciência; as características próprias do “fazer ciência”; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas repercussões para entender a complexidade do mundo possibilitando, assim, às pessoas, atuar, avaliar e até transformar a realidade.
Neste texto, daremos ênfase aos aspectos do “fazer ciência” ou da atividade científica por entender que eles podem ser elementos essenciais em situações de ensino e aprendizagem que envolvem o processo de Alfabetização Científica.