Iniciando a conversa

Este Caderno apresenta discussões teóricas, sugestões de práticas e relatos de experiências que, no conjunto, têm como objetivo oferecer aos professores possibilidades de trabalhar conteúdos ligados às Ciências da Natureza, considerando diferentes contextos da Alfabetização Científica. Para isso, problematizamos: os significados de Alfabetização Científica; a prática de professores no ensino de Ciências Naturais no Ciclo de Alfabetização; a caracterização do “fazer Ciência”, seu percurso histórico e sua importância nos diferentes espaços de educação; a experimentação como forma de conhecer e fazer Ciência; as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; as diferentes linguagens na Alfabetização Científica.

Nesse trabalho, é fundamental manter a referência ao uso de atividades contextualizadas à realidade dos alunos, ao uso e à criação de atividades lúdicas, ao uso de recursos tecnológicos, bem como à discussão sobre diferentes linguagens que trazem elementos do mundo das Ciências para a sala de aula.

De modo geral, a garantia dos Direitos de Aprendizagem das crianças de 6 a 8 anos está relacionada aos eixos estruturantes norteadores da ação pedagógica na área do ensino de Ciências: compreensão conceitual e procedimental da Ciência; compreensão sociocultural, política e econômica dos processos e produtos da Ciência; compreensão das relações entre Ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente. Desta forma, o objetivo deste Caderno é oferecer subsídios aos professores para que planejem modos de levar o aluno a:

  • conhecer conceitos das Ciências da Natureza em um processo que envolve curiosidade, busca de explicações por meio de observação, experimentação, registro e comunicação de ideias, utilizando diferentes linguagens;
  • entender os movimentos do “fazer Ciência” reconhecendo o seu papel neste processo;
  • trabalhar com experimentos em Ciências entendendo-os como modelos para o estudo da realidade;
  • identificar problemas que podem ser resolvidos pelo “fazer Ciência”, coletar dados, levantar hipóteses e propor modos de investigá-los;
  •  compreender as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade de modo a explicar, argumentar e se posicionar a respeito do mundo que o cerca;
  • experimentar as potencialidades das tecnologias na Alfabetização Científica;
  • ler e interpretar textos de divulgação científica, de livros didáticos, de livros
    paradidáticos e de literatura;
  • perceber as possibilidades de se “fazer Ciência” e de se aprender Ciências nos diferentes espaços de Educação.
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