Para aprender mais

Sugestões de Leituras

  1. DANTAS, Goimar. Estrelas são pipocas e outras descobertas. São Paulo: Cortez, 2013.

    Por meio de divertidos e interessantes poemas, a autora propicia uma viagem pelas coisas bonitas do Universo, entre elas, estrelas, sol, terra e lua.

  2. SANTOS, Joel Rufino dos. A Pirilampéia e os dois meninos de Tatipurum. São Paulo: Ática, 2009.

    O livro trata da história de dois meninos que vivem no planeta Tatipurum e brigam para saber quem está de cabeça para cima e quem está de cabeça para baixo. A Pirilampéia resolve ajuda-los...

  3. SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

    Um piloto teve uma pane em seu avião no Deserto do Saara e encontrou um menino – o Pequeno Príncipe) – que vive no asteroide B612, fala com sua rosa e cuida de três vulcões. Quando está triste ou para se divertir, assiste aos 43 pores-do-sol de seu planeta.

  4. CHAVANNES, Isabelle. Aulas de Marie Curie: anotadas por Isabelle Chavannes em 1907. São Paulo: Editora da USP, 2007.

    O livro apresenta vários experimentos de Ciências reconstruídos a partir de notas de aulas de Madame Curie às crianças, nos anos de 1907 e 1908. As descrições apresentadas são fontes de inspirações para aulas de Ciências, e enfatizam não só a forma de ensinar, mas a discussão clara de conceitos científicos e o uso da linguagem adequada à ciência. Os experimentos apresentam ilustrações e abordam conteúdos relativos ao ar, água, peso, densidade, medidas de densidade, princípio de Arquimedes, dentre outros que podem ser reproduzidos por professores e estudantes.

  5. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Departamento de Educação Ambiental. Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA/DEA, 2005.

    A coleção Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores, reúne três volumes produzidos pelo Ministério do Meio Ambiente e apresenta reflexões conceituais e iniciativas socioambientais, tendo sempre como norteador a Educação Ambiental. O “encontro” dos conceitos com as experiências vividas pelos educadores ambientais e por coletivos, redes e movimentos educadores de diversas regiões do Brasil desenham “caminhos” que podem e devem ser compartilhados.

    Os links para acesso aos volumes são:

    Volume 1. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/encontros.pdf> . Acesso em: março de 2015.

    Volume 2. Disponível em:< http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/encontros_2.pdf> . Acesso em: março de 2015.

    Volume 3. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/encontros_3.pdf> . Acesso em: março de 2015.

  6. MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan Guntzel. O ensino de Química nos anos iniciais: ampliando e diversificando o conhecimento de mundo. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coleção explorando o ensino: Ciências, Brasília: MEC/SEB, 2010. v. 18, p. 43-60.

    O artigo defende a integração do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental partindo das vivências cotidianas dos estudantes, sobretudo da linguagem que empregam para dar sentido à elas. Argumenta que é nas vivências, seja com o adulto, em brincadeiras ou por meio da mídia, que os estudantes têm acesso às palavras, com sentido no campo dos conteúdos da área da Química, como plástico, metais, vitaminas, dentre outras. Assim, propõem que o professor dos anos iniciais avalie possibilidades de fazer uso dessa linguagem. Com esta finalidade, apresentam exemplos que podem inspirar a elaboração de atividades que favoreça a escuta e a fala em sala de aula por meio de atividades que envolvam a experimentação. Sugerem que a realização dessas atividades seja, também, um espaço para a problematização da linguagem empregada pelos estudantes, visando favorecer a circulação de significados para incentivar sua diversificação e ampliação. Como espaço de integração de diferentes conhecimentos, discutem sobre a pesquisa a partir dos questionamentos feitos pelos estudantes e em articulação com a leitura e a escrita. Apresentam a pesquisa como um movimento que incentiva ações na busca de respostas para os questionamentos propostos, e inclui, observar, comparar, classificar, analisar, discutir, formular hipóteses, planejar, avaliar, elaborar respostas. Entretanto, atividades de experimentação e pesquisa exige-nos compreensão sobre o processo de aprendizagem. Concluem que o livro didático é fonte para fazer perguntas e um dos ingrediente da atividade docente.

  7. Revista Ciência Hoje das Crianças. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 1986-. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/>. Acesso em: março de 2015.

    Primeira revista de divulgação científica brasileira voltada para as crianças, mostra ao público infantil que a ciência faz parte da vida de todos e pode ser muito divertida. A revista estimula a curiosidade e a compreensão dos fenômenos do dia a dia, trazendo textos escritos por pesquisadores, com linguagem simplificada e adequada ao seu público alvo, além de muitas ilustrações e experiências que podem ser conduzidas pelas próprias crianças. Suas páginas apresentam, ainda, jogos, curiosidades e diversos espaços de interação direta com seus jovens leitores, orientados para estimular, desde cedo, o seu interesse pelas Ciências. Também disponível online no qual você pode acessar jogos, quadrinhos, vídeos e rádio.

Sugestões de Vídeos

Série ABC da Astronomia

Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/videoteca-series!loadSerie?idSerie=346>. Acesso em: março de 2015.

O ABC da Astronomia é uma série da TV Escola, que viaja pelo alfabeto da língua portuguesa e, em 30 episódios, apresenta os principais conceitos da ciência que estuda as estrelas. A cada programa, o professor e astrônomo Walmir Cardoso nos mostra um tema derivado de uma letra. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz, como grande diferencial, o ponto de vista do hemisfério sul sobre os temas e conceitos.

Série De onde vem?

Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/videoteca-series!loadSerie?idSerie=312> . Acesso em: março de 2015.

A série “De onde vem” da Tv Escola aborda assuntos diversos pertencentes ao mundo da curiosidade das crianças a partir de perguntas de uma menininha muito esperta: a Kika.

Ordem e Desordem – A História da Informação

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VKpQ7biR8_8>. Acesso em: março de 2015.

Duração: 00:59:00. Um documentário produzido pela BBC que aborda um dos conceitos mais importantes no mundo de hoje, a informação.

Sites e aplicativos

 

SITES

FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Disponível em: <http://www.planetariodorio.com.br/>. Acesso em: março de 2015.

Além da possibilidade de uma visita virtual ao planetário, nesse site, a Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro, traz uma série de informações importantes sobre o Universo e uma diversidade de experimentos.

Mão na Massa: ABC na Educação Científica

Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/maomassa/> . Acesso em: março de 2015.

O programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” tem como principal finalidade o ensino de Ciências baseado na articulação entre pesquisa científica e desenvolvimento da expressão oral e escrita. A página do programa reúne materiais de apoio ao professor, incluindo livros, sugestões de atividades, entre outros.

PhET Interactive Simulations

Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/by-level/> . Acesso em: março de 2015.

Esse site da Universidade do Colorado traz uma grande quantidade de experimentos traduzidos para o português, inclusive para os anos iniciais.

Escola Ciência Viva

Disponível em: <http://escola.cienciaviva.pt/home/> . Acesso em: março de 2015.

Trata-se do site do projeto educativo da Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. O site disponibiliza materiais nos quais destaca que a casa e a cozinha são dois excelentes laboratórios para alfabetização científica. Há vários materiais de apoio disponibilizados gratuitamente.

Idéias na Caixa

Disponível em: <http://www.ideiasnacaixa.com/>. Acesso em: março de 2015.

No site Idéias na Caixa, podemos encontrar um laboratório virtual em que é possível simular uma grande variedade de experimentos.

 

APLICATIVOS

Stellarium

Disponível em: . Acesso em: março de 2015.

Software gratuito compatível com todos os sistemas operacionais. Possibilita uma simulação do céu (planetas, constelações,...) em tempo real a partir de qualquer ponto do planeta.

Sistema Solar

Disponível em: . Acesso em: março de 2015.

É um aplicativo desenvolvido como um jogo de montar palavras, no qual a criança aprende o nome dos planetas que compõem o sistema solar.

Google Maps

Disponível em: . Acesso em: março de 2015.

O Google Maps é um aplicativo gratuito de visualização de mapas e imagens de satélites, que pode ser usado em computadores ou dispositivos móveis com navegador web e acesso a internet. Esse aplicativo é interativo e a sua utilização possibilita criar sequências didáticas interessantes de maneira interdisciplinar. Pode-se trabalhar, por exemplo, com localização, direções, noções de espaço e de tempo.

Google Earth

Disponível em: . Acesso em: março de 2015.

O Google Earth é um aplicativo que possibilita que o usuário viaje pelo mundo em um globo terrestre virtual, visualizando imagens, mapas, terrenos, construções e muito mais, via satélite. Os alunos podem viajar pelo planeta, fazer inferências, comparar

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