Fizemos uma atividade que as crianças adoraram, usando massinha de modelar. Elas primeiro brincaram livremente com as massinhas e depois modelaram animais aquáticos, tema escolhido para esse trabalho artístico. Colaram em cartaz, nomeando cada animal.
No livro didático de Alfabetização Matemática, realizamos atividades de resolução de problemas cujo tema era a vida animal, trabalhando operações de adição, subtração e multiplicação. Cantamos músicas como “Peixe vivo”, “Caranguejo”, “Se eu fosse um peixinho”. Depois de perguntar para os alunos o que eles sabiam sobre como os peixes se alimentam, respiram e dormem, expliquei como isso acontece e fizemos uma produção de texto coletivo para definir os peixes.
Fotos: Arquivo dos Autores
Retomando tudo o que discutimos até então sobre os animais e a vida nos ambientes, fiz a contação da história bíblica da Arca de Noé. Os alunos vestiram roupas e acessórios para representarem as situações contadas. Trabalhei os conceitos de macho e fêmea, preservação das espécies e características dos animais.
Fotos: Arquivo dos Autores
Os alunos produziram frases individuais em tentativa de escrita. Fizemos também a leitura do livro “Números, bichos, animais e flores”, de Cléo busato. Construímos coletivamente, em cartolina, utilizando cola colorida e recortes de papéis coloridos, uma releitura do livro. Depois desse trabalho, os alunos fizeram seus próprios livrinhos, com desenhos individuais. Foram trabalhados conceitos relacionados à contagem dos personagens, aos tipos de seres vivos e à escrita de uma história. As crianças puderam levar para casa os livros que fizeram e ler com a família
Fotos: Arquivo dos Autores
O trabalho aqui relatado foi finalizado em uma Feira de Ciências realizada no dia 16 de agosto de 2014 na escola. o tema apresentado pela nossa turma foi “Animais: vivendo em harmonia”. Arrumamos as carteiras da nossa sala em círculo para que cada aluno da turma participasse, apresentando para os visitantes as atividades que foram realizadas. As atividades foram expostas nas paredes e em cima das mesas. De forma bastante participativa e cheia de entusiasmo, os alunos interagiam com os colegas de outras turmas, com os familiares e com a comunidade escolar mostrando seus trabalhos, relatando as atividades realizadas e contando suas experiências. Desta forma, relataram o que aprenderam sobre os animais, sobre o papel do homem na sobrevivência dos seres vivos, sobre a importância de preservação do meio ambiente para que as gerações futuras possam desfrutar e conhecer esse planeta. Disseram que é importante cuidarmos dos animais para que as espécies não entrem em extinção, como aconteceu com os dinossauros, e que não devemos manter os animais em jaulas e zoológicos e sim em seus habitats naturais.