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Tópico I - Pensar a Linguagem: a Grande Dúvida Geográfica

Neste momento, você podem afirmar que esse modo de pensar a geografia não é trabalhado na instituição escolar.

Vamos juntos tentar entender por que isso (não) acontece?

Já dissemos que a geografia é, além de outras tantas definições, uma forma de pensar de que maneira nossas ações se dão espacialmente, ou seja, como elaboramos referenciais de orientação e localização a partir do lugar em que nos encontramos, para podermos sobreviver.

Segundo Douglas Santos (2007), "a Geografia nasce como uma atitude social e só muito recentemente (cerca de pouco mais de duzentos anos) que se tornou um componente curricular acadêmico, tal como hoje a conhecemos."

Isso se dá em todas as sociedades, cada uma elabora os mecanismos de orientação e localização de acordo com suas condições tecnológicas e sua organização sociocultural.

Pensemos nas primeiras sociedades humanas. Os primeiros agrupamentos humanos elaboravam sua geografia a partir do emprego de ferramentas de baixa tecnologia. Para a proteção do grupo e a supervisão do território, escolhiam locais mais elevados, mas com alguma fonte de água próxima.


O grupo ainda definia seu deslocamento de acordo com a direção dos ventos e usava basicamente a própria força muscular para se deslocar, caçar e defender determinado território. Havia uma divisão do trabalho, em que os mais jovens faziam atividades de segurança, os mais fortes e experientes caçavam, e as mulheres preparavam os alimentos e as roupas.

As primeiras sociedades humanas estudavam muitas questões referentes à geografia, dentre as quais: a direção do vento, para que seus odores não fossem percebidos pela presa; as formas de relevo, para ficarem numa posição mais segura e evitarem acidentes; e o tipo de vegetação, pois garantiria camuflagem e proteção para chegar o mais próximo possível da presa. A geografia desses primeiros agrupamentos humanos, portanto, era produzida na relação direta entre seus corpos e o ambiente em que viviam. Além disso, importa dizer que o imaginário espacial das primeiras sociedades já estava presente, pois já haviam elaborado mapas que continham os diferentes fenômenos que aconteciam naquele lugar (clima, relevo, hidrografia, vegetação, quantidade e tipos de membros do grupo, variedade da fauna e da flora etc.). Assim, eles se localizavam e se orientavam no mundo, a partir do lugar em que se encontravam.


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