COMO CONSTRUIR UM PROJETO DE INTERVENÇÃO?

METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO EM PROJETOS PREVENTIVOS



 

Como atingir meus objetivos? Quais caminhos serão adotados para colocar o projeto em marcha? As respostas a essas questões remetem ao método do projeto de intervenção.

A metodologia define, portanto, o caminho para se chegar a um fim; ou seja, o conjunto de meios dispostos convenientemente para investigar o tema ou a problemática escolhida, concretizando-se em etapas ou momentos a serem seguidos em um processo de investigação ou intervenção científica.  

Assim, a metodologia indica o que fazer; isto é, orienta, de forma geral, a atividade a ser realizada e se desdobra no planejamento das ações concretas do projeto. Faz-se necessário, no entanto, também saber o como fazer, ou seja, a maneira mais adequada de realizar cada ação, concebendo-se as técnicas que serão utilizadas. A técnica assegura, efetivamente, a instrumentação específica das ações em cada momento do projeto. É, portanto, fundamental definir os instrumentos a serem utilizados para a implementação das ações do projeto.

É importante pensar que, conforme o tema e o objetivo definidos para intervenção, irá se conformar uma metodologia mais adequada para a realidade escolhida. Há, por exemplo, metodologias de caráter mais quantitativo, que se adequam melhor quando o alvo incide sobre grandes populações, como um levantamento sobre padrão de uso de drogas de uma determinada população. Existem, ainda, outras metodologias mais qualitativas, destinadas a trabalhar com populações mais específicas e voltadas para uma escuta dos significados que as pessoas atribuem a determinadas situações.

Há, na verdade, muitas possibilidades de metodologia. Por isso, ela só deve ser definida após estarem delineados os objetivos, a problemática e a população-alvo do projeto de intervenção.

 

 

É importante, portanto, definir passo a passo, a partir de cada objetivo específico elencado, as ações previstas e os instrumentos necessários para alcançar os resultados esperados, a fim de ter clareza das etapas que devem ser estabelecidas em seu projeto. Assim, convidamos você a refletir sobre as questões a seguir.

  • Como você vai alcançar os objetivos propostos, considerando a realidade local e a população escolhida para a intervenção?
  • De que forma – passo a passo – a intervenção ocorrerá; ou seja, que ações serão desenvolvidas para que cada objetivo específico seja alcançado?
  • Como alcançar os resultados esperados para cada ação planejada?
  • Quais as técnicas ou os instrumentos necessários para sua realização?

 

Faz-se necessário destacar também que o nível de detalhamento dos instrumentos utilizados para a realização das ações pode variar, mas é preciso que, no projeto, esteja muito claro como ocorrerá cada intervenção. No momento da implementação do projeto, mudanças podem ocorrer em função de uma série de circunstâncias e contextos nele envolvidos, exigindo a alteração do que foi inicialmente planejado, o que requer certa flexibilidade da equipe executora.