COMO CONSTRUIR UM PROJETO DE INTERVENÇÃO?

CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO



Sabemos que há diversas compreensões sobre o fenômeno do uso de drogas e diferentes modelos de ações de:

Faz-se, portanto, necessário delimitar um marco teórico de compreensão do problema do consumo de drogas e escolher um modo de realizar ações previstas.

As diretrizes conceituais e concepções norteadoras devem dar sustentação para o projeto em construção e permitir a compreensão, de modo mais amplo, da problemática escolhida para intervenção, tanto quanto sustentar a sua justificativa e nortear a direção para a metodologia a ser empregada.

Aqui é o momento de realizar uma pesquisa bibliográfica para embasar o projeto, selecionando o material para leitura que está relacionado ao foco da intervenção. Nesse sentido, você deve determinar a perspectiva ou o referencial teórico que irá sustentar ou dará respaldo técnico à proposta de intervenção. É importante atentar para que haja uma coerência entre o referencial teórico escolhido e a metodologia de intervenção proposta.

 

 

 Na hora de construir o referencial teórico do seu PI, procure considerar:

  • as leituras realizadas e as concepções teóricas norteadoras do seu projeto no que se refere à compreensão do uso de drogas;
  • as experiências anteriores (projetos implementados) que podem apoiar a construção do seu projeto.