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Tópico III - Linguagem cartográfica numa perspectiva geográfica: O que vem a ser isso?

Para refletir: Cartografias Escolares

Sugerimos que você prepare um plano de ação didática no qual terá de trabalhar com seus(suas) alunos(as) o fenômeno da urbanização no Brasil a partir da cidade em que mora.

Você pode acessar o site do IBGE para fazer download dos mapas.

 

Acessar

Antes, porém, sugerimos que você acesse o link abaixo, no qual há um tutorial que exemplifica como acessar os mapas pretendidos.

Acessar

 

Acessando o site do IBGE você deverá localizar na coluna superior a opção "Geociências" – posicione o mouse sobre a palavra. Depois, localize a palavra "Atlas", na terceira coluna – clique sobre a palavra. Já na página que abrir, localize, à direita, o espaço intitulado "Download" e escolha a opção "Atlas Nacional do Brasil 2010" – clique sobre a expressão. Então selecione o item "Território e meio ambiente" e baixe  os mapas:

 

Evolução do antropismo (p. 104);

Divisão municipal (p. 38);

Evolução da população rural (p. 41).

 

 

Agora, vamos acessar o vídeo Mobilidade e experiência: geografias menores de Tumiritinga, MGde Carlos Queiroz.

Veja o vídeo e analisem as duas partes que o compõem a partir de elementos que denotam a cartografia representacional via internet e de como mergulhar no território e passar outros sentidos, histórias do lugar.

Entrem no Google, abram a página da Wikipédia e pesquisem sobre a sua cidade. Vejam os dados, os mapas e a descrição de sua cidade.

A partir da observação dos mapas do IBGE, das informações de sua cidade encontradas na Wikipédia e da leitura do texto de Carlos Queiroz reflita sobre os seguintes apontamentos:

 

  • Como pensar o processo de urbanização de sua cidade no contexto do mapa Divisão municipal (p. 38). Sua cidade está nesse mapa?
  • Baseando-se nos textos lidos, o que o mapa fixa de informação e o que a página da Wikipédia fixa de representação de sua cidade?
  • Agora, anteponha o mapa Evolução da população rural. A população rural diminuiu no conjunto da forma Brasil, e na sua cidade, como isso ocorreu?
  • Compare os dois mapas anteriores com o mapa de evolução antrópica no Brasil. Veja como rapidamente a ação humana no território cresceu à custa da eliminação da vegetação original. 

Sugerimos que, após projetar a dinâmica espacial nos mapas do Brasil, a partir da relação de fenômenos como: crescimento urbano, diminuição da população rural e ação antrópica por meio da fronteira agrícola, procure-se:

 

  1. criar cartografias representacionais (de base cartesiana) que instaurem outros olhares para os processos de urbanização populacional e ampliação da ação antrópica na formação vegetal original que acontecem na vida de sua cidade. Para isso, é bom usar do dinamismo do Google Earth, tentando identificar determinadas imagens fotográficas de partes de sua cidade ou região no contexto das imagens desse site. O que se vê verticalmente e do como se vê o mesmo lugar horizontalmente. A questão é, a partir do contexto do que está de fora da representação cartográfica maior, instaurar outros olhares e sentidos para criar mapas que deem conta dessa mobilidade espacial vivenciada;
  2. expressar em cartografias que não busquem as coordenadas cartesianas (não representacionais), as mudanças paisagísticas que acontecem no território brasileiro a partir do que se vivencia em sua cidade. Propõe-se criar formas de empregar imagens e textos para expressar a articulação de escala local e nacional a partir dos fenômenos que se relacionam com o crescimento urbano local no contexto da lógica economicista de produção do território brasileiro na atualidade.

 

Bom trabalho!

 


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