Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Referências

 

ABREU, R. A. S.; NICOLACI-DA-COSTA, A. M. Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as reações dos professores. Paidéia, v. 16, n.33, p. 193-203, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a07.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2014.

ADAMS, W.; PODOLEFSKY, N.; PERKINS, K.; SEMSAR, K.; BENAY, F.; REID, S. (Developer). Comer e exercitar-se. Versão em português por Alexandre R. Soares. Universidade do Colorado: PHET, [2013?]. Disponível em: <http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/eating-and-exercise >. Acesso em: 26 fev. 2015.

ALMEIDA, F. J. Educação e Informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez, 2005.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em:<http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2014.

AMARAL, C. L. C.; FIGUEIRA, R. C. L.; BARROS, M. P. A utilização de ambientes virtuais no ensino de bioquímica: um estudo de caso na UNICSUL. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Artigo 1, Edição 1, 2006.

ARAGUAIA, M. Anorexia. Brasil Escola, [2009?]. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/doencas/anorexia.htm>. Acesso em: 25 fev. 2015.

ARANTES, A. R.; MIRANDA, M. S.; STUDART, N. Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET. Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010.

ARAÚJO, E. M. et al. Proposta de uma metodologia para avaliação de objetos de aprendizagem em curso de graduação em engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 35., Curitiba, 2007. Anais... Curitiba, 2007.

BAUMAN, Z.  Modernidade Líquida. São Paulo: Zahar, 2001.

BELLONI, M. L.  Mídia-educação: contextos, histórias e interrogações. In:  FANTIN, M.; RIVOTELL, P. C.  Cultura digital a escola: pesquisa e formação de professores.  Campinas: Papirus, 2012.  p.31-56.

BERMAN, M.  Tudo o que é sólido desmancha no ar.  São Paulo: Companhia do Bolso, 2007.

BERNARDES, A. S.; FERNANDES, O. P. A pesquisa escolar em tempos de internet. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5,  jan./jun. 2002. Disponível em: <http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/99/100>. Acesso em: 4 jun. 2014.

BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.6, n.1, p.166-175, 2007.

BOYD, B. On the origin of the stories: evolution, cognition and fiction. Cambridge, MA: Belknap Press, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Fórum Nacional de Educação. CONAE 2014: Conferência Nacional de Educação: documento-referência. Brasília: MEC/Secretaria Executiva Adjunta, 2013.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC/SEED, 2007. Disponível em: <http://rived.mec.gov.br/artigos/livro.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2015.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio; v. 2). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. [Brasília: MEC/SEMT, 1998]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.

______. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerência Geral de Alimentos. Universidade de Brasília. Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de alimentos. 2ª versão atualizada. Brasília: Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Núcleo de Assessoramento em Comunicação Social e Institucional, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/5f53be80474583c58ee8de3fbc4c6735/manual_industria.pdf?MOD=AJPERES>. Acesso em: 2 jun. 2014.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos de atenção básica: carências  de micronutrientes. n. 20. Brasília: Ministério da Saúde/Unicef, 2007. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad20.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.

BUSCA. In: Michaelis Online. São Paulo: Editora Melhoramentos Ltda., 2009. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=busca>. Acesso em: 11 fev. 2015.

CALANGOS. Disponível em: <http://calangos.sourceforge.net/index.html>. Acesso em: 4 jun. 2014.

CAVALCANTE, M. B. O conceito de pós-modernidade na sociedade atual. [s/ d.]. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/o-conceito-posmodernidade-na-sociedade-atual.htm>. Acesso em: 11 fev. 2015.

CARR, N.  The shallows: what the internet is doing to our brains.  New York: W. N. Norton & Co, 2010.

CENTER for Digital Storytelling. Disponível em:<http://storycenter.org/>. Acesso em: 2 jun. 2014.

CLADÍSTICA. Wikipedia, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Clad%C3%ADstica>. Acesso em: 2 jun. 2014.

CMAP. Produção: IHMC, 2014. Disponível em: <http://cmap.ihmc.us/>. Acesso em: 26 fev. 2015.

CORDEIRO, T. Enciclopédia: dá pra confiar na Wikipédia? Superinteressante, São Paulo, n. 245, nov. 2007. Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/enciclopedia-confiar-wikipedia-447257.shtml>. Acesso em: 11 fev. 2015.

COSCELLI, J. Antes rivais, videogames tornam-se aliados nas aulas de Educação Física. Estadão, São Paulo, 2 jul. 2012. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/geral,antes-rivais-videogames-se-tornam-aliados-das-aulas-de-educacao-fisica-imp-,894409>. Acesso em: 2 jun. 2014.

CREATE infographics & online charts: infogr.am. 2015. Disponível em: <https://infogr.am/>. Acesso em: 11 fev. 2015.

DALY, H. Ecological economics and the ecology of economics. New York: Edward Elgar, 1999.

DÁVILA, S. “Obama é o primeiro presidente digital”. Observatório da Imprensa, ano 18, n. 838, 27 jan. 2009. Entrevista. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/obama-e-o-primeiro-presidente-digital>. Acesso em: 2 jun. 2014.

DENIS Diderot. Wikipedia, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Denis_Diderot>. Acesso em: 4 jun. 2014.

DENNING, S. The science of storytelling. Forbes, New York, 3 Sept. 2012. Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/stevedenning/2012/03/09/the-science-of-storytelling/>. Acesso em: 4 jun. 2014.

DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1996.

DOWNLOADS Gratuitos na Last.fm. Disponível em:<http://www.lastfm.com.br/music/+free-music-downloads>.  Acesso em: 2 jun. 2014.

DRUCKER, P. F. A prática da administração de empresas. São Paulo: Ed. Pioneira, 1962.

ELIENE. Inteligência coletiva. Mundo da Educação, Informática, [s/ d.]. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/informatica/inteligencia-coletiva.htm>. Acesso em: 11 fev. 2015.

EVOBOOKS: livros digitais. 2015. Disponível em: <http://www.evobooks.com.br/>. Acesso em: 11 fev. 2015.

EXPLORATREE. Produção: Futurelab, 2007. Disponível em: <http://www.exploratree.org.uk/>. Acesso em: 26 fev. 2015.

FALL on Me: R.E.M. 1986 Letra e Tradução. Disponível em: <http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wqchuva/Fallonme/Fallonme.htm>. Acesso em: 2 jun. 2014.

FANTIN, M. Crianças, videogames e educação. Gazeta do Povo, Curitiba, 18 abr. 2013. Blog Educação e Mídia. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/criancas-videogame-e-educacao/>. Acesso em: 2 jun 2014.

FILOGENÉTICA Computacional. Wikipedia, 2013. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Filogen%C3%A9tica_computacional>. Acesso em: 2 jun. 2014.

FRANCISCO, W. C. Taylorismo e Fordismo. Brasil Escola, [s/ d.]. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm>. Acesso em: 2 jun. 2014.

FROGUTS Inc. Frog Dissection. 2002-2003. Objeto de Aprendizagem. Disponível em: <http://mariemarie0000.free.fr/fichiers/images/frog.swf>. Acesso em: 2 jun. 2014.

GILES, J. Internet encyclopaedias go head to head. Nature: international weekly journal of science, n. 438, p. 900-901, 15 Dec. 2005. Disponível em: <http://www.nature.com/nature/journal/v438/n7070/full/438900a.html>. Acesso em: 11 fev. 2015.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, nov. 1999. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2015.

GIRARDELLO, G. PEREIRA, R. S.; MUNARIM, I. Cultura participativa, mídia-educação e pontos de cultura: aproximações conceituais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8, n. 1, p. jan./abr. 2013.

GODOI, K. A.; PADOVANI, S. Avaliação de objetos de aprendizagem: um estudo sobre abordagens e critérios de avaliação. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM, 3., São Paulo, 2008.  Anais… São Paulo, 2008.

GONÇALVES, A. T.  O lado obscuro da high tech na era do neoliberalismo: seu impacto no meio ambiente. 2007 Disponível em: <http://lixotecnologico.blogspot.com/2007/07/o-lado-obscuro-da-high-tech-na-era-do.html>. Acesso em: 5 ago. 2014.

GUIMARÃES, M. A.; CARVALHO, W. L. P. Usando cladogramas no ensino de evolução: o papel das representações sociais dos estudantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., Florianópolis, 2007. Anais… Florianópolis, 2007.

HAIR JÚNIOR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HADFAHRER, L. Servos e Servidores. Folha de São Paulo, 2013. 

HOBBS, R. Building citizenship skills through media literacy education. In: SALVADOR, M.; SIAS, P.  (Ed.).  The Public Voice in a Democracy at Risk. Westport, CT: Praeger Press, 1998. p. 57 -76.

INFORMAÇÃO Nutricional. Wikipedia, 2013. Dísponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Informa%C3%A7%C3%A3o_nutricional>. Acesso em: 2 jun. 2014.

INFORMAÇÕES sobre “Seleção natural”. Wikipedia, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sele%C3%A7%C3%A3o_natural&action=info>. Acesso em: 3 dez. 2014.

INTEL Corporation. Wikipedia, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Intel_Corporation>. Acesso em: 2 jun. 2014.

JEAN le Rond d’Alembert. Wikipedia, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_le_Rond_d%E2%80%99Alembert>. Acesso em: 4 jun. 2014.

JENKINS, H.  Cultura da Convergência.  2.ed.  São Paulo: Aleph, 2009.

JOGOS Educacionais. In: CALANGOS. Disponível em: <http://calangos.sourceforge.net/educacionais.html>. Acesso em: 4 jun. 2014.

KHAN, S.  Um mundo, uma escola: a educação reinventada. São Paulo: Intrínseca, 2012.

______. Um mundo, uma escola. Tradução de George Schlesinger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

KLINCKMANN, E. (Org.). Biology Teacher’s Handbook.  2.ed.  New York: Wiley, 1970

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.

LAMBERT, J. Digital storytelling: capturing lives, creating community. New York; Abigdon: Routledge, 2013.

LÈVY, P.  A inteligência coletiva.  São Paulo: Loyola, 2007.

LIMA, V. W. Canais de interação na wikipedia. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2006. Disponível em:<http://www.bocc.ubi.pt/pag/lima-vanessa-canais-interacao-wikipedia.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.

LOUREDO, P. Bulimia: causas e sintomas da bulimia. Brasil Escola, [2008?]. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/doencas/bulimia.htm>. Acesso em: 25 fev. 2015.

MARIANI JÚNIOR, R. O estudo de ecologia no ensino médio: uma proposta metodológica alternativa. 2008. 165 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_MarianiJuniorR_1.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.

MENESES, P. R.  Princípios de sensoriamento remoto. In: MENESES, P. R; ALMEIDA, T. (Orgs). Introdução ao processamento de imagens de sensoriamento remoto. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

MINDOMO. Produção: Expert Software Applications srl. Disponível em: <https://www.mindomo.com/pt/>. Acesso em: 26 fev. 2015.

MOÇO, A. A hora certa de aprender. Revista Escola, Edição 212, maio 2008. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/hora-certa-aprender-467203.shtml>. Acesso em: 4 jun. 2014.

MOROZOV, E.  The Net Delusion: the dark side of internet freedom.  Jackson, TN, USA: Public Affairs Books, 2011.

MOTA, J. Os  Personal  Learning Environments. In:______.  Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na Rede. 2009.  Dissertação (Mestrado) - Universidade Aberta, Pós-graduação em Pedagogia dome-Learning, Lisboa, Portugal. Disponível em <http://orfeu.org/weblearning20>. Acesso em: 14 jan. 2013.

MOVIE maker: Microsoft Windows. 2012. Disponível em: <http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-live/movie-maker>. Acesso em: 11 fev. 2015.

MP3.COM: free music downloads, radio, lyrics, songs and playlists. Disponível em:<http://mp3.com/>.  Acesso em: 2 jun. 2014.

MP3RAID: free mp3 downloads, free music downloads. Disponível em:<http://www.mp3raid.cc/>.  Acesso em: 2 jun. 2014.

MP3SKULL: free mp3 download. Disponível em:<http://mp3skull.com/>.  Acesso em: 2 jun. 2014.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

NEGROPONTE, N. Vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

NESBIT, J. Learning object review instrument: user manual LORI 1.5. Disponível em: <http://www.transplantedgoose.net/gradstudies/educ892/LORI1.5.pdf> Acesso em: 2 jun. 2014.

OBSESSÃO pela alimentação saudável pode ser otorexia. Estado de Minas, 9 jan. 2014. Seção Saúde Plena. Disponível em: <http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2014/01/09/noticia_saudeplena,147012/obsessao-pela-alimentacao-saudavel-pode-ser-ortorexia.shtml>. Acesso em: 25 fev. 2015.

ODUM, E. P.  Fundamentos de Ecologia.  Tradução de Antônio M. A. Gomes. 7. ed. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian. 2004.

PACIEVITCH, T. Toyotismo. InfoEscola, [s/ d.]. Disponível em: <http://www.infoescola.com/industria/toyotismo/>. Acesso em: 2 jun. 2014.

PESQUISA. In: Michaelis Online. São Paulo: Editora Melhoramentos Ltda., 2009. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=pesquisa>. Acesso em: 11 fev. 2015.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed.  São Paulo: Cortez, 2012.

PLANETA BIO: a página da Biologia na internet. 2014. Disponível em: <http://www.planetabio.com/planetabio.html>. Acesso em: 2 jun. 2014.

PRATA, C. L. Projeto RIVED: fomento à produção de objetos de aprendizagem. 2009. Disponível: <http://pt.slideshare.net/cigrobson/rived-rede-interativa-virtual-de-educao>. Acesso em: 25 fev. 2015.

PRENSKY, M.  From digital natives to digital wisdom: Hopeful essays for 21st Century Learning.  Thousand Oaks, USA: Corwin, 2012.

PRESSE, F. Obesidade atinge quase 35 % da população dos Estados Unidos. Correio Braziliense, Brasília, 17 out. 2013. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2013/10/17/interna_ciencia_saude,393973/obesidade-atinge-quase-35-da-populacao-adulta-dos-estados-unidos.shtml>. Acesso em: 2 jun. 2014.

PRIMO, A. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e Wikipédia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 71-89, 2003.

PROFESSORES usam videogame para estimular alunos. Veja, São Paulo, 2 jul. 2012. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/professores-usam-videogame-para-estimular-alunos>. Acesso em: 2 jun. 2014.

PROJETO CONDIGITAL MEC/MCT; PUC-RIO. Alimentos: fonte de substâncias básicas: colesterol. Rio de Janeiro; Brasília: Portal do Professor, 2011. Objeto educacional. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34886>. Acesso em: 26 fev. 2015.

REATEGUI, E.; BOFF, E.; FINCO, M. D. Proposta de diretrizes para avaliação de Objetos de Aprendizagem: considerando aspectos pedagógicos e técnicos. Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, 2010.

REICHMANN, D. R. X. T.; SCHIMIN, E. S. Imagens: contribuição para o ensino-aprendizagem em Biologia. Dia a dia Educação, Portal Educacional do Estado do Paraná, 2008. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals> Acesso em: 12 abr. 2014.

RESEARCH. In: Cambridge Dictionaries Online. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. Disponível em: <http://dictionary.cambridge.org/dictionary/british/research>. Acesso em: 11 fev. 2015.

REVERBEL, O. Teatro: um caminho na escola. São Paulo: Scipione, 1997.

R. E. M. Lyrics: Fall on me. AZLyrics. Disponível em: <http://www.azlyrics.com/lyrics/rem/fallonme.html>. Acesso em: 2 jun. 2014.

RIVED: Rede Interativa Virtual de Educação. Disponível em: <http://rived.mec.gov.br/>. Acesso em: 25 fev. 2015.

RODRIGUES, M. O gordo, o feio, o belo: o embate entre a obesidade e os padrões estéticos. Com Ciência: revista eletrônica de jornalismo científico, 10 fev. 2013. Disponível em: <http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=85&id=1047>. Acesso em: 2 jun. 2014.

ROLOFF, L. M. Gráficos e tabelas: análise do funcionamento cognitivo e representacional em atividades de Matemática do livro didático. 2005. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Matemática - Habilitação Licenciatura). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. L. (Org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas.  São Paulo: Casa da Cultura Digital; Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: <http://www.livrorea.net.br/livro/home.html>.  Acesso: 14 jan. 2013.

SANTANNA, D. B. Reflexões sobre a obesidade. Estadão, São Paulo, 2 jul. 2012. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,reflexoes-sobre-a-obesidade,903121>. Acesso em: 2 jun. 2014.

SANTOS, C.; CALOR, A. Ensino de biologia evolutiva: utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética. Ciências & Ensino, v. 2, n. 1, 2007.

SANTOS, M. E, K. L.; AMARAL, L. H. Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 83–93, 2012.

SANTOS, M. E. V. M. A cidadania da voz dos manuais escolares. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.

SANTOS, M. P. D.; SILVEIRA, L. F.; SILVA, J. M. C. Birds of Serra do Cachimbo, Pará State, Brazil. Revista Brasileira de Ornitologia, v. 19, n. 2, p. 244‑259, jun. 2011.

SANTOS, V. M. S. Escola, cidadania e novas tecnologias: o sensoriamento remoto no ensino. São Paulo: Paulinas, 2002.

SEARCH. In: Cambridge Dictionaries Online. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. Disponível em: <http://dictionary.cambridge.org/dictionary/british/search>. Acesso em: 11 fev. 2015.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2001

SOUTO, A. A. Manual virtual de laboratório. 2004. Programa de computador. Disponível em: <http://www.pucrs.br/quimica/professores/arigony/lab.html>. Acesso em: 25 fev. 2015.

SRBEK-ARAUJO, A. C.; CHIARELLO, A. G. Armadilhas fotográficas na amostragem de mamíferos: condições metodológicas e comparação de equipamentos. Revista Brasileira de Zoologia, v. 24, n. 3, p. 647-656, 2007.

SURVEYMONKEY: software e ferramenta de pesquisa online gratuitos. 1999-2015. Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/>. Acesso em: 25 fev. 2015.

TRANSTORNO alimentar. Wikipedia, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_alimentar>. Acesso em: 25 fev. 2015.

TURKLE, S.  Alone Together: why we expect more from technology and less from each other.  New York: Basic Books, 2011.

TWITTER. Página Inicial. Disponível em: <https://twitter.com/>. Acesso em: 2 jun. 2014.

UD  Virtual Compound Microscope. Disponível em: <http://www.udel.edu/biology/ketcham/microscope/scope.html>. Acesso em: 25 fev. 2015.

UNIVERSITAT AUTÒNOMA DE BARCELONA. Chapter 1: approaches - existing and possible - to media literacy. In:______. Study on the current trends and approaches to media literacy in Europe. [2007]. Disponível em: <http://ec.europa.eu/culture/library/studies/literacy-trends-report_en.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2015.

VIEIRA, M. F. V. Ambiente Wiki na educação: produção colaborativa do conhecimento compartilhada na web. Revista Tecnologias na Educação, ano 1, n. 1, dez. 2009. Disponível em: <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art1.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2015.

VINAGRE, F. As lipoproteínas. Brasília: UnB, 2013. Objeto educacional. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/24008/As%20lipoproteinas.swf?sequence=1>. Acesso em: 26 fev. 2015.

WEINBERG, M. Medir para avançar rápido. Veja, São Paulo, 6 ago. 2008. Entrevista com Andreas Schleicher. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/060808/entrevista.shtml>. Acesso em: 4 jun. 2014.

WIKIPEDIA. Página inicial. Disponível em: <https://www.wikipedia.org/>. Acesso em: 11 fev. 2015.

WIKIPÉDIA. Página inicial. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal>. Acesso em: 11 fev. 2015.

WIKIPEDIA vs. Britânica. 2010. Disponível em: <http://www.mdig.com.br/?itemid=12937>. Acesso em: 11 fev. 2015.

YOUTUBE. Página Inicial. Disponível em: <https://www.youtube.com/>. Acesso em: 2 jun. 2014.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário, seus protagonistas. Tradução de Erinani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

Imagens

CAPA de “A Enciclopédia” de Denis Diderot. In: A ENCICLOPEDIA. Denis Diderot. Diponível em: <http://denisdiderot.tumblr.com/aenciclopedia>. Acesso em: 11 fev. 2015.

CYCLOPAEDIA from Ephraim Chambers. 2004. Diponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Chambers_Cyclopaedia_1728.jpg>. Acesso em: 11 fev. 2015.

[CAPTURA de tela: tela inicial SOS Mata Atlântica, o jogo]. In: JOGO social da SOS Mata Atlântica apresenta nova versão. 2014. Disponível em: <http://www.sosma.org.br/17340/jogo-social-da-sos-mata-atlantica-apresenta-nova-versao/>. Acesso em: 4 jun. 2014.

[CAPTURA de tela: Jogo Casa Eficiente]. In: JOGO: Casa Eficiente. [s/ d.]. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/clima_news/mudancas_especiais/mudancas_climaticas_especiais_jogo_casa/>. Acesso em: 5 jun. 2014.

[CAPTURA de tela: Jogo Calangos]. In: CALANGOS: screenshots. [s/ d.]. Disponível em: <http://calangos.sourceforge.net/screenshots.html>. Acesso em: 11 fev. 2015.

[COPIAR e colar]. In: COPIAR e colar. Ler para crer: um blogue sobre livros, leitura e literacia, 2011. Disponível em: <https://lerparacrer.wordpress.com/2011/01/03/copiar-e-colar/>. Acesso em: 4 jun. 2014.

EFEITOS da precipitação ácida sobre uma floresta temperada. In: CHUVA Ácida. Wikipedia, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida>. Acesso em: 2 jun. 2014.

FAMÍLIA na era digital. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO EM REDE. Pernambuco: UFPR, 2013. Disponível em: <http://educarede.gente.eti.br/multimidia/charges/>. Acesso em: 4 jun. 2014.

NOVAS desculpas para a tarefa de casa. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO EM REDE.  Pernambuco: UFPR, 2013. Disponível em: <http://educarede.gente.eti.br/multimidia/charges/>. Acesso em: 4 jun. 2014.

SISTEMA figurativo do conhecimento humano. In: ENCYCLOPÉDIE. Wikipédia, 2015. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Encyclop%C3%A9die>. Acesso em: 3 mar. 2015.

[TABLE of the most important phases of media literacy’s evolution]. In: UNIVERSITAT AUTÒNOMA DE BARCELONA. Study on the current trends and approaches to media literacy in Europe. [2007]. Disponível em: <http://ec.europa.eu/culture/library/studies/literacy-trends-report_en.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2015. p. 4.

 

Vídeos

 

A VISION of K-12 students today. 2010. 1 vídeo (4 min 9 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8tU5SGSBYIA>. Acesso em: 11 fev. 2015.

ALVIN Toffles on Education. 2008. 1 vídeo (6 min 38 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=04AhBnLk1-s>. Acesso em: 2 jun. 2014.

BRINDGING our future. Produção: Intel Corporation. 2012. 1 vídeo (3 min 16 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BYMd-7Ng9Y8>. Acesso em: 11 fev. 2015.

CULTURA digital: o que é cultura digital? Direção: Florenza Monjardim. 2010. 1 vídeo (54 min 42 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tYVZK6-Nl_c>. Acesso em: 2 jun. 2014.

ENIAC: o primeiro computador eletrônico. 2008. 1 vídeo (2 min 54 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6X2B8Z_DCo0>. Acesso em: 2 jun. 2014.

IGOV Explica: o que é wiki?. Produção: iGovSP. 2008. 1 vídeo (4 min 7 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c>. Acesso em: 11 fev. 2015.

INVENÇÃO do Contemporâneo: Zygmunt Bauman e a Pós-Modernidade. Produção: CPFL Cultura. 2011. 1 vídeo (44 min 12 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=58MMs5j3TjA>. Acesso em: 2 jun. 2014.

MUITO além do peso. 2012. Direção: Estela Renner. Produção: Maria Farinha Filmes. 1 vídeo (84 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4&feature=youtu.be>. Acesso em: 11 fev. 2015.

JACK Choi: on the virtual dissection table. Produção: TED Talks. 2012. 1 vídeo (6 min 36 s). Disponível em: <https://www.ted.com/talks/jack_choi_on_the_virtual_dissection_table?embed=true>. Acesso em: 11 fev. 2015.

OUR history in two minutes. 2012a. 1 vídeo (2 min 10s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MrqqD_Tsy4Q>. Acesso em: 11 fev. 2015.

OUR history in two minutes. 2012b. 1 vídeo (3 min 27s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j4A3FKY102c>. Acesso em: 11 fev. 2015.

TEMAS polêmicos em sala de aula: literalismo religioso e o ensino de evolução. Produção: e-Aulas USP. [2013?]. 1 vídeo (24min). Disponível em: <http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=5776>. Acesso em: 23 fev. 2015.

THE BIG bang theory opening. 2012. 1 vídeo (21 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sTa0IXQ0hrA>. Acesso em: 23 fev. 2015

THE HISTORY of technology in education. 2012. 1 vídeo (3 min 41 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ywd2nRV8POc>. Acesso em: 11 fev. 2015.

UM MUNDO pós-moderno: a condição do indivíduo. 2012. 1 vídeo (6 min 19 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LcHTeDNIarU>. Acesso em: 11 fev. 2015.

 

 

 

Nota: todas as imagens e todos os vídeos sem indicação de fonte foram produzidos pela Equipe de Produção e Desenvolvimento.


Ir para página anterior Ir para próxima página