COMO CONSTRUIR UM PROJETO DE INTERVENÇÃO?

IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS E AS REDES DE ARTICULAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO



 

Neste momento, você deve avaliar quais recursos serão necessários para a realização do projeto e quais já se têm disponíveis.

No planejamento, você deve descrever todos os recursos necessários para a viabilização do projeto, o que inclui pessoas e suas diferentes competências, parcerias, equipamentos, programas, materiais de escritório, espaço físico e valor de custeio.

Ao planejar, é preciso detalhar os recursos elencados a seguir.

 


Figura 5: Imagem que ilustra quais recursos são necessários para a construção e aplicação do projeto de intervenção. Fonte: NUTE-UFSC (2016).
 

Nesse sentido, é importante ter clareza em relação às questões elencadas a seguir. 

  • Quais recursos humanos (pessoas a serem envolvidas na execução do projeto), materiais (de consumo, permanentes), financeiros e políticos são necessários para a realização do projeto?
  • Com que tipos de parcerias o projeto pode contar?
  • Qual rede (de pessoas, instituições apoiadoras, associações, universidades, instituições governamentais etc.) está à disposição para apoiar e/ou sustentar a realização do projeto?
  • Que marco legal e político (comunitário/municipal/estadual) sobre o qual deve-se apoiar o projeto de intervenção em elaboração?
  • A proposta é viável em termos dos recursos disponíveis? Será preciso captar novos recursos?

ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE SEU PROJETO


O orçamento é a previsão de todas as despesas necessárias para a realização de um projeto, separadas por itens orçamentários (tipos de despesas), para um melhor controle e transparência. Ele deve estar alinhado aos recursos necessários para a implementação do projeto.

É vital, tanto para a sustentabilidade quanto para a continuidade de um projeto, gerenciar os seus próprios custos, o que implica planejamento, estimativa, orçamento e controle dos custos que serão necessários para a conclusão do projeto, com base em uma previsão orçamentária, sendo necessário, portanto, organizar o orçamento parcial de cada etapa e o orçamento total do projeto.

Na hora de orçar o seu PI, faz-se necessário pensar nas duas questões a seguir.

  • Quais itens são necessários para a realização do seu projeto, em cada uma de suas etapas?
  • Quais recursos financeiros serão necessários para a execução de cada item?