O CONCEITO DE ADOLESCÊNCIA: ASPECTOS HISTÓRICOS

Em nossa língua, o termo adolescência tem duas características distintas:

 

Figura Mockup
Figura 2: Duas definições distintas para o termo adolescênciaFonte: NUTE-UFSC (2016).

 

A puberdade, característica do amadurecimento do adolescente, pode ser compreendida como um fato natural; porém, ao longo da história da humanidade, a adolescência se apresenta como um processo proveniente de transformações socioculturais.

Até o século XII, falava-se sobre adultos jovens, mas não sobre adolescentes. Na Idade Média, a atividade de trabalho estava associada à produção artesanal e ao comércio; não havia, de fato, separação entre vida e trabalho, entre socialização familiar e profissional. Assim que as crianças conquistavam autonomia motora, os espaços de brincadeira passavam a se misturar aos das oficinas de trabalho, o que contribuía para que a transmissão do ofício se desse de modo quase natural. Já na era industrial, crianças e adolescentes foram utilizados como força de trabalho nas fábricas, servindo como mão de obra barata para a exploração capitalista.

 

Momento Cultural

O fotógrafo e sociólogo Lewis Wickes Hine (1874-1940) foi um importante ativista contra o trabalho infantil durante as primeiras décadas do século XX. Participou do Comitê Nacional do Trabalho Infantil estadunidense e, com sua máquina fotográfica, registrou diferentes cenas de crianças e adolescentes nas fábricas, o que mobilizou a sociedade norte-americana a discutir o tema e proibir a exploração do trabalho infantil. Na foto, Hine registrou crianças trabalhadoras nas minas de carvão, revelando a situação de vulnerabilidade em que se encontravam.


Fonte: Lewis W. Hine -  “A group of the youngest breaker boys in a Pennsylvania coal breaker” (1911). South Pittston, Pa. USA.

Com a chegada da Modernidade, houve uma crescente necessidade de conhecimentos especializados na área técnico-científica para a produção do trabalho. Com isso, aumentaram as exigências de preparação das pessoas para a entrada no mundo profissional. A escola passou a representar o espaço responsável por essa preparação, assim como lugar de “tempo de espera” da oportunidade de acesso ao trabalho formal. Tudo isso contribuiu para a necessidade de formalização da educação e resultou na progressiva separação entre as formas de vida das crianças e dos adultos.

A Modernidade promoveu o desenvolvimento econômico, social, científico e financeiro em todo o mundo e ocasionou o aumento populacional. Com essas mudanças, ficou cada vez mais evidente a separação entre o fim da infância e o início da vida adulta, embora não houvesse uma definição social precisa para o intervalo entre esses dois momentos.