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Tópico IV - Desvio Padrão

Comparando Desvios

Analisemos a atividade a seguir, na qual estão envolvidos os conceitos de média, mediana e desvio padrão.

A tabela a seguir apresenta as informações estatísticas de uma fábrica sobre a duração, em horas, sem apresentar defeito, de três modelos de televisão. Se você levasse em conta apenas essas informações, qual modelo você escolheria? Explique.

 

Para escolher o modelo de televisão apenas por meio dessas três medidas, podemos começar a análise comparando a média da duração dessas TVs: essas médias são muito similares, sendo a média do modelo C um pouquinho mais alta, bem como sua mediana, que é também a mais alta, fato bastante positivo. Por outro lado, a mediana de A é a mais baixa. Se fôssemos tomar como base apenas a média e a mediana, descartaríamos o modelo A e ficaríamos com o modelo C. Concorda?

Mas vamos analisar os dados levando em conta também o desvio padrão. O maior desvio padrão é o do modelo A, o que representa que esse modelo apresenta maior variabilidade quanto à duração e, por isso, ele deve ser mesmo descartado. Observe que o modelo C tem também grande variabilidade: seu desvio padrão é 2,5 vezes maior (1500÷600=2,5) que o modelo B. Como B tem uma mediana não tão baixa em relação a C e variabilidade significativamente menor que a de C, pode-se concluir que a opção pelo modelo B em detrimento do modelo C é mais adequada.

 

No exemplo acima, pudemos fazer as comparações por meio do desvio padrão, pois as médias estavam muito próximas, mas e se elas forem significativamente diferentes?

 

 
Vamos analisar a seguinte situação.
Aplicou-se a mesma prova de Matemática em duas turmas de 8o ano. A turma A obteve média 6 e desvio padrão 2,5. A média da turma B foi 4, e o desvio padrão, 2. Qual das duas turmas apresentou maior dispersão nos valores de suas notas?

Dizemos, nesse caso, que a turma A teve a maior dispersão absoluta, pois seu desvio padrão é maior. Mas, nessa situação, precisamos analisar o grau de dispersão considerando também a média, pois os valores de ambas as turmas são muito diferentes.

Nesses casos, podemos estabelecer uma relação entre o desvio padrão e a média calculando o coeficiente de variação (CV), que é obtido pela razão entre o desvio padrão e a média:

Assim, medimos a dispersão relativa das turmas A e B da situação em questão da seguinte maneira:

(em porcentagem: 41,7%);

 (em porcentagem: 50%).

As notas dos alunos da turma B foram, portanto, mais dispersas que as notas da turma A, apesar de a turma B apresentar menor desvio padrão.

 

 

 

 

Uso de Recursos Tecnológicos

A partir das considerações e discussões feitas até aqui, procure analisar a situação descrita abaixo.

Uma classe de 48 alunos(as) fez um simulado do ENEM com 20 questões. A tabela a seguir indica o número de acertos, já organizados em ordem crescente. Observe que há dois(duas) alunos(as) que acertaram apenas 8 questões,  que quatro alunos(as) acertaram 9 questões etc. Observe também que ninguém acertou mais de 14 questões.

Digite esses 48 números em uma planilha eletrônica e depois, utilizando as funções estatísticas dessa planilha, calcule a média, a mediana, a moda e o desvio padrão populacional. 

Indique o primeiro e o terceiro quartil, verifique se há outliers e construa o gráfico boxplot.

Bom trabalho!

 


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