A REDUÇÃO DE DANOS NO CUIDADO AO USUÁRIO DE DROGAS

 

PRÁTICAS POTENCIALIZADORAS


 

Conheça  as práticas desenvolvidas pelo Centro de Convivência É de Lei, o qual trabalha sob a perspectiva de redução de danos sociais e à saúde associados aos problemas do uso de drogas.  Nos projetos desenvolvidos pelo É de Lei, as práticas de redução de danos enfocam a socialização política das pessoas que usam drogas, visando torná-las protagonistas, além de promover o autocuidado com a saúde.

 

Figura Mockup
Figura 4. Slogan do Projeto ResPire. Fonte: É de Lei (2014).

 

 


No É de Lei, há o Projeto ResPire. Esse projeto realiza intervenções  em festas, com o intuito de promover reflexão, autocuidado e conhecimento sobre o uso de drogas nesse tipo de ambiente.  

A ideia é que redutores de danos capacitados frequentem festas, a fim de intervir e conversar com os jovens sobre o tema, esclarecendo diferentes dúvidas sobre o assunto.

A equipe de redução de danos aproveita esse momento para distribuir  fôlderes informativos sobre os diferentes tipos de drogas, as consequências e os riscos relacionados a seus usos, e também para divulgar a função da política de redução de danos, que prevê ações de acompanhamento terapêutico de pessoas que estejam tendo experiências negativas relacionadas ao uso dessas substâncias.  


Para conhecer a instituição, clique aqui.