Orientações sobre a versão para impressão dos módulos Portal Aberta

Atualmente as novas tecnologias, sobretudo aquelas ligadas à internet (como computadores, tablets e celulares), têm estado cada vez mais presentes em variados aspectos das nossas vidas, aí incluída a educação. Contudo, sabemos que o acesso à essas tecnologias é bastante desigual em nosso país, dificultando a implementação da educação a distância e por consequência a democratização do conhecimento. Pensando nisso, disponibilizamos uma versão de apoio, em formato PDF, de todos os módulo publicados no Aberta: portal de formação a distância – sujeitos, contextos e drogas.

Na versão para impressão, aparecem sinalizados os endereços eletrônicos para os vídeos, as animações e os hiperlinks constantes no texto. Os recursos como o Glossário e o Saiba Mais podem ser lidos logo após o parágrafo ao qual foram vinculados. Enfatizamos, no entanto, a importância do acesso aos materiais didáticos em sua versão on-line, uma vez que eles apresentam uma série de recursos multimídia desenvolvidos especialmente para este formato e que não podem ser visualizados em sua totalidade na versão em PDF. Por fim, lembramos a importância de referenciar adequadamente os módulos sempre que seu conteúdo for citado. Para isso, disponibilizamos a ficha catalográfica na capa dos materiais com todos dados referentes àquele módulo.

NEUROBIOLOGIA: MECANISMOS DE REFORÇO E RECOMPENSA E OS EFEITOS BIOLÓGICOS E OS EFEITOS COMUNS ÀS DROGAS DE ABUSO

 aberta.senad.gov.br

APRESENTAÇÃO


Abordamos, neste módulo, os fatores neurobiológicos envolvidos nos mecanismos celulares relacionados à dependência de drogas de abuso – qualquer substância que modifica, aumenta, inibe ou reforça as funções fisiológicas, psicológicas ou imunológicas do organismo de maneira transitória ou permanente –, bem como os aspectos ambientais, comportamentais e genéticos que influenciam esta condição.

Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://aberta.senad.gov.br/.

AUTORIA


Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni

 http://lattes.cnpq.br/6528718059938788

Doutora em Farmacologia, com pós-doutorado e livre-docência em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina. Professora do Departamento de Psicobiologia e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Foi membro temporário do comitê de experts da Organização Mundial de Saúde para definição das Políticas sobre Álcool. Editora-assistente da revista Addiction e membro do corpo editorial da revista Addiction Science & Clinical Practice. Membro fundador da Associação Brasileira Multidisciplinar de estudos sobre Drogas. Consultora da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, coordenadora do curso de capacitação do Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento (SUPERA).

Félix Henrique Paim Kessler 

http://lattes.cnpq.br/3595921442201029

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Ciências Médicas: Psiquiatria pela mesma universidade. Professor auxiliar do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal e coordenador do Ambulatório de Psiquiatria de Adição do HCPA e do Núcleo de Pesquisa Clínico-Biológico do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carmen Florina Pinto Baldisserotto  

http://lattes.cnpq.br/4934102605510499

Médica psiquiatra com atendimento profissional técnico-especializado em consultório particular e assistente de pesquisa do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul .

Flávio Pechansky  

http://lattes.cnpq.br/3384627608811915

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Medicina: Ciências Médicas pela mesma universidade. Professor titular do Departamento de Psiquiatria e diretor do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, chefe do Serviço de Psiquiatria de Adição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e coordenador do Centro Colaborador em Álcool e Drogas HCPA/SENAD.

Karina Possa Abrahão   

http://lattes.cnpq.br/1245502652994136

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo e mestre e doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da mesma universidade. Fez pós-doutorado no Departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo. Trabalha no National Institutes of Health (NIH) / National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), nos Estados Unidos.

FOLHA DE ROSTO/
FICHA CATALOGRÁFICA

SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
NÚCLEO MULTIPROJETOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Florianópolis
NUTE
2016

B823n

Brasil. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Neurobiologia [recurso eletrônico]: mecanismos de reforço e recompensa no uso de drogas de abuso / Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. – Dados eletrônicos. - Florianópolis : NUTE/UFSC, 2016.
il., mapas.

Inclui bibliografia.

ISBN: 978-85-67994-44-4

1. Neurobiologia – Drogas. 2. Drogas - Efeito fisiológico. I. Título.


CDU: 364.272:577.25

Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença https://aberta.senad.gov.br/.



Para referenciar este módulo:

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Neurobiologia: mecanismos de reforço e recompensa no uso de drogas de abuso. In: ______. Aberta: portal de formação a distância. Florianópolis: UFSC, 2017.